DIOCESE DA CAMPANHA CELEBRA COM ALEGRIA O ANIVERSÁRIO DE SEU PASTOR DOM PEDRO CUNHA CRUZ

aniversario-dp-2018Rendemos graças ao Senhor que o escolheu e colocou como bom pastor de sua grei!

Servo de Jesus Cristo

“Deus me chamou e me separou para ser seu apóstolo, a fim de que eu anuncie a boa notícia do Evangelho de Deus!” (Rm 1,1)

Anos de vida não se completam, realizam-se com a persistência dos que acreditam nela e trabalham a cada instante para que o Reino se realize! E a cada passo que damos, estamos mais perto de contemplar face a face, o que agora vemos como que por um espelho (1Cor 13,12)! Quem poderá conhecer os caminhos que o Senhor faz desabrochar em nossa história? Os caminhos que Deus nos reserva são infinitamente melhores e, ainda mais perfeitos, que os caminhos que imaginamos trilhar nossa história!

Quis o Senhor que ainda praticamente no início da caminhada episcopal em nossa Diocese da Campanha, de um homem santo, vindo a nós das terras cariocas, trazendo a doçura e caridade em seu coração, também na mesma terra de São Sebastião do Rio de Janeiro nascesse um outro menino. Vindo de um berço familiar muito católico, esta criança veio a descobrir na adolescência o chamado ao serviço do Reino de Deus, e como homem respondeu o seu sim definitivo ao chamado do Senhor. O primeiro homem de quem falamos é Dom Othon Motta, bispo diocesano entre os anos de 1960 a 1984. O segundo homem de quem falamos nasceu em 16 de junho de 1964, e ao longo dos anos foi “cunhado” por Deus para oferecer os tesouros do amor do Senhor à nossa Diocese, Dom Pedro Cunha Cruz. Se a fama de santidade do carioca, Servo de Deus, Dom Othon Motta o aproxima do altar, a presença de Dom Pedro, nosso atual bispo Diocesano, confirma para nós o que os bons ventos podem trazer-nos da beira do mar, cruzando os altos montes da Mantiqueira.

Muita alegra a toda nossa Diocese celebrar neste dia 16 de junho mais um ano na vida de nosso pastor! Tendo percorrido toda a sua extensão, neste breve tempo que está conosco, Dom Pedro já fez deixar sua marca em todo o nosso território Diocesano. Sobretudo, destaca-se o zelo pastoral que nutre pelo serviço do Senhor. Estar em uma celebração presidida por nosso bispo é certeza de sair mais enriquecido em todos os aspectos: seja pelo carinho com que nos fala da Palavra de Deus, sempre demonstrando estar muito bem preparado no aspecto teológico e doutrinal que transmite; seja pela riqueza cultural e pela análise clara e precisa da realidade com que ele conjuga a Palavra de Deus, iluminando como colocá-la em prática no nosso chão. Não há como não sair de um encontro com Dom Pedro realmente enriquecido.

Incansável no zelo pastoral, Dom Pedro também se mostra empenhado sempre em buscar riquezas interiores para compartilhar com o povo de Deus. Isto, com certeza, é resultado também de sua formação acadêmica e até de sua formação como pastor nos anos em que foi bispo auxiliar na Arquidiocese do Rio de Janeiro. Sem dúvida, uma escola que muito contribuiu para que seu ministério em nosso meio, embora ainda em tão pouco tempo, já seja tão cheio de frutos. A jovialidade de nosso pastor nos enche de alegria e entusiasmo por muitas colheitas que se seguirão e nos dá a certeza de que Deus prepara sempre as melhores coisas para aqueles que confiam em seu amor!

Escolhendo como lema de seu episcopado as palavras de São Paulo aos Romanos, este “Servo de Jesus Cristo” nos revela muito de sua personalidade: um homem consciente de seu chamado e de seu papel na Igreja de Cristo e no serviço ao povo de Deus. Como Paulo, também Dom Pedro deixa sua marca nas comunidades onde passa, mostrando com clareza o que se espera de um cristão em tempos hodiernos e o quanto nossa missão deve ser vivida no mundo como um sinal do Senhor! A grande alegria em celebrar o aniversário de nosso pastor está em saber que a cada ano que passa Deus o torna mais pleno de sua graça, pois, como o apóstolo nos fala: “seu espírito vai se renovando dia a dia” (2 Cor 4,16).

Que Deus abençoe a vida e os caminhos de Dom Pedro! Ele que soube colocar a sua fé no Deus vivo e verdadeiro, possa nos recordar cada dia seu conterrâneo que viveu a santidade em nosso meio! Sabemos que são novos tempos e sempre nova também deve ser nossa maneira de viver o testemunho no Senhor, mas cremos e rezamos a cada dia para que nosso bispo, repleto da luz do Espírito, possa sempre nos transmitir a força viva daqueles que amam o Cristo e se colocam a disposição do Evangelho! Que sua lâmpada seja sempre colocada no ponto mais alto da casa, para que sua luz possa atrair todos ao Cristo Senhor! Ao nosso pastor o sincero desejo de um aniversário feliz!

Cônego Marcos Antônio Menezes Thomáz