CONSER LESTE 2 REALIZOU ASSEMBLEIA EM CAETÉ/MG

Conser 1Entre os dias 04 e 07 de junho, (arce)bispos e coordenadores diocesanos de pastoral dos estados de MG e ES estiveram reunidos em Caeté/MG, na Casa de Retiros Mons. Domingos Evangelista Pinheiro, aos pés do Santuário da Padroeira de MG, N. Sra. da Piedade, para mais uma assembleia de Pastoral.

O tema da assembleia foi “Igreja em saída em tempos de eleição”. Todo o dia 05, terça-feira, foi dedicado à reflexão do tema com o auxílio de Dom Vicente de Paula Ferreira, bispo-auxiliar de Belo Horizonte/MG e do Dr. José Antônio, juiz eleitoral, com reflexão em grupos formados a partir das 8 províncias eclesiásticas e um plenário, ao fim do qual decidiu-se pela elaboração de uma mensagem dos bispos ao povo de Deus.

No dia 06, quarta-feira, a manhã foi dedicada a apresentação do Cenário Litúrgico do Regional Leste 2, elaborado pela Comissão Regional de Liturgia a partir de um questionário respondido pelas (arqui)dioceses em 2015, refletido pela comissão, com o auxílio de teólogos e coordenadores diocesanos de liturgia em 2016 e 2017, e agora apresentado aos (arce)bispos e coordenadores de pastoral. A apresentação contou com a colaboração do nosso Pe. Daniel Menezes Fernandes, membro da Comissão Regional de Liturgia. Merecem destaque as considerações finais feitas por Dom Geraldo Lyrio Rocha, grande liturgista e ex-presidente da CNBB, convidando os presentes ministros da presidência a voltar às fontes da liturgia resgatas pela Igreja no Concílio Vaticano II, especialmente na Constituição Sacrossanctum Concilium, pois este é o remédio para as manipulações e polarizações que a liturgia sofre hoje e a proteger e guardar a linguagem própria da liturgia (orante, simbólica e poética), pois é ela a linguagem adequada à adoração e à experiência do Mistério. A tarde foi dedicada a reuniões privativas dos bispos, por um lado, e dos coordenadores de pastoral, por outro.

Foi o mesmo Dom Geraldo Lyrio quem presidiu na manhã de quinta-feira, dia 07, no Santuário-Basílica de N. Sra. da Piedade a missa de encerramento da assembleia, deferência feita pela presidência do CONSER Leste 2, dada a grande contribuição deste baluarte do episcopado brasileiro ao nosso regional e à CNBB, como um todo, visto que, completados os 75 anos, Dom Geraldo Lyrio torna-se arcebispo emérito de Mariana.

Ao final desta celebração, transmitida em cadeia de rádio e TV pelo sistema de comunicação da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom José Carlos de Souza Campos, bispo de Divinópolis/MG e secretário do regional procedeu à leitura da Mensagem dos Bispos do Regional Leste 2 da CNBB sobre as eleições de 2018.

Clicando aqui você poderá ler a íntegra desta mensagem.

Pe. Jean Poul Hansen – Coordenador Diocesano de Pastoral