COORDENAÇÃO DA PASTORAL DA PESSOA IDOSA VISITA A FORANIA BEATA NHÁ CHICA

20180408 090103Dando continuidade a uma experiência que deu certo no ano passado, a coordenação diocesana da PPI – Pastoral da Pessoa Idosa iniciou as visitas às Foranias neste sábado, 19 de maio. O objetivo é reunir os líderes, avaliar a caminhada, motivar e fortalecer o trabalho. A primeira a receber a visita foi a Forania Beata Nhá Chica, onde a PPI está presente nas cidades de Conceição do Rio Verde, Caxambu e Baependi.

A coordenadora diocesana, acompanhada do novo assessor da pastoral, Padre Josimar Cândido Lourenço foram recebidos com muita alegria por todos os líderes e coordenadores paroquiais, em suas respectivas cidades, que também apresentaram um relatório do alcance da PPI. Atualmente na Forania são cerca de oitenta e oito líderes, duzentas e trinta e três famílias cadastradas e duzentos e sessenta e três idosos visitados.

As visitas continuam e no mês de julho a coordenação diocesana se reunirá com a Forania Beato Pe. Victor e assim sucessivamente, até percorrer toda Diocese. É muito animador ver o crescimento da pastoral, fruto do trabalho das coordenações anteriores, com a presença em vinte e três paróquias e várias aguardando capacitação de novos líderes. Visando atender a todos, está marcada para o dia 1º de julho, de 08:00 às 16:00hs, em Varginha, uma formação para novos capacitadores e assim, possibilitar ampliar ainda mais a PPI.

Desde o início do ano, duas capacitações de novos líderes já foram realizadas, em São Lourenço, Forania Nossa Senhora dos Montes e em Passa Quatro, Forania Nossa Senhora Aparecida. A mesma equipe de formação esteve presente nas duas capacitações, sendo Marlene, da cidade de Caxambu, Cláudia e Cida, de Soledade de Minas e Mirian, de Três Corações. O apoio dos párocos e o empenho da coordenação paroquial foram essenciais para o bom êxito dos encontros. As paróquias não mediram esforços para acolher a equipe de formadores e todos os novos líderes.

E assim, aos poucos, de cidade em cidade, vamos espalhando a beleza da PPI, tecendo uma enorme rede de atenção e cuidados para com a pessoa idosa, sobretudo, as que se encontram em situação de vulnerabilidade. Seguimos levando uma palavra de carinho, um gesto de afeto e a escuta amorosa, como verdadeiros discípulos e missionários de Jesus Cristo, numa Igreja em saída.

Mirian de Oliveira Cristiano Nascimento, Coordenadora Diocesana da PPI