DIOCESE REÚNE O CLERO PARA FORMAÇÃO SOBRE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ (IVC)

Clero formacao 1Nesta segunda-feira, dia 08 de maio, o Clero da Diocese da Campanha reuniu-se no Centro Diocesano de Pastoral em Três Corações para um dia de formação sobre a "Dimensão Celebrativa do RICA", tema que foi trabalhado pelo Pe. Daniel Menezes Fernandes, assessor da Pastoral Litúrgica e membro do Projeto Provincial de IVC "Viver em Cristo".

Foram trabalhadas as celebrações litúrgicas apresentadas pelo RICA para o processo catecumenal, enfatizando os vários tempos deste processo (Pré-Catecumenato, Catecumenato, Purificação e Iluminação, Mistagogia), como também as etapas que marcam a passagem de um a outro tempo que são precisamente as celebrações litúrgicas. Foi também apresentado, pelo assessor, o projeto de IVC da Província Eclesiástica de Pouso Alegre publicado pela Editora Paulus num conjunto de quatro livros correspondentes aos tempos do RICA (Coleção Viver em Cristo); trata-se de uma adaptação do RICA à nossa realidade com uma "catequese de inspiração catecumenal" unida à liturgia. O diferencial do projeto abraçado pela nossa Província Eclesiástica está, além da sólida catequese oferecida aos adultos que precisam ser iniciados ou completar a sua iniciação cristã, na utilização de linguagem simples, mais acessível ao nosso povo; também as celebrações do RICA foram adaptadas, para serem mais vivas, encarnadas na realidade dos participantes.

No intervalo, o Bispo Diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, dirigiu também a palavra ao Clero com alguns esclarecimentos e admoestações embasadas na Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate do Papa Francisco. Foi um dia proveitoso, de estudo e convívio.

Texto: Pe. Daniel Menezes Fernandes, Assessor da Pastoral Litúrgica

Fotos: Pe. Joaquim Soares