PASTORAL VOCACIONAL REALIZA 1º ENCONTRO PARA RAPAZES EM 2018

Encontro Vocacional 1A Pastoral Vocacional da Diocese da Campanha / MG realizou, entre os dias 04 e 06 de maio, o 1º Encontro Vocacional de 2018, destinado a rapazes que desejam discernir a sua vocação. O evento aconteceu no Centro Diocesano de Pastoral, em Três Corações / MG, e contou com a participação de 25 jovens, além de toda a Equipe Diocesana da Pastoral.

Este 1º Encontro tem como propósito proporcionar aos vocacionados uma experiência da escuta do chamado de Deus, que chama o ser humano primeiramente à vida, ao batismo, à santidade e ao compromisso eclesial e evangelizador. Somente após isso, é possível se abrir a uma vocação específica no seio da Igreja.

Seguindo essa proposta, o encontro teve início na sexta-feira às 18h, com a acolhida dos vocacionados. Às 19h, foi celebrada a Santa Missa de abertura, presidida pelo Pe. Wendel de O. Rezende, assessor diocesano da Pastoral e reitor do Seminário Propedêutico S. Pio X. Após o jantar, o Pe. José Rodrigo Pereira realizou uma palestra sobre o chamado de Deus à vida. E o 1º dia foi encerrado com a oração da noite.

No sábado, após a oração da manhã e o café, o Diác. Ivan de S. Carvalho proferiu uma palestra sobre o chamado de Deus ao batismo e à santidade. Também na manhã de sábado, os vocacionados e a Equipe Diocesana tiveram a alegria da presença do Sr. Bispo Diocesano, D. Pedro Cunha Cruz, no encontro. Em sua mensagem, o Bispo convocou os jovens a responderem com coragem e ardor ao chamado de Deus. Além disso, ele conheceu cada vocacionado e perguntou qual a paróquia de proveniência.

Em seguida, Pe. Edson P. de Oliveira, reitor do Seminário Diocesano N. Sra. das Dores, presidiu a celebração da Santa Missa. Após o almoço, os vocacionados tiveram uma tarde de dinâmicas e atendimento individualizado com as psicólogas, bem como momentos de interação e jogos lúdicos. Houve ainda a Hora Santa Vocacional diante do Santíssimo Sacramento, seguida do jantar. À noite, todos assistiram ao filme “Extraordinário” e fizeram um momento de colóquio.

No domingo, após a oração do Santo Terço e do café da manhã, a Sra. Marisa Arbex realizou uma palestra sobre o chamado de Deus ao compromisso com a Igreja, para todos os confirmados na fé. Na sequência, a Sra. Maria Lúcia Ortiz realizou algumas dinâmicas para partilha da vida e da vocação.

O encontro foi concluído pelo assessor diocesano. Pe. Wendel, que fez uma avaliação com os participantes e convidou todos a continuarem o processo de discernimento nos demais eventos vocacionais deste ano. E tudo foi encerrado com uma oração à Virgem Maria, Mãe das Vocações.

Nossa gratidão a todos os membros da Equipe Diocesana da Pastoral Vocacional, palestrantes, colaboradores e equipes de serviço, que tanto se empenharam na realização deste 1º Encontro de 2018!

Pe. Wendel de O. Rezende

P/ Equipe Diocesana da Pastoral Vocacional