Salve, Dom Diamantino! Há 20 anos sucessor dos apóstolos, servindo com alegria e simplicidade

domdiamantino 2Era a manhã de 02 de maio de 1998 e toda a Diocese da Campanha, alegre, se reuniu no Centro Comunitário Santo Antônio (Fuhadão), para celebrar a liturgia da ordenação episcopal do frade franciscano, que depois de servir a Paróquia de São Lourenço/MG, fora requisitado pelo Santo Padre João Paulo II para pastorear esta porção do povo de Deus, quando já se punha a caminho da missão na África.

Hoje, 20 anos passados, nossa Igreja Local se rejubila, reza e cumprimenta o Sr. Bispo Emérito pelos frutuosos anos de episcopado vividos unicamente no meio de nós!

Dom Diamantino Prata de Carvalho, OFM, nasceu a 20 de novembro de 1940, na Freguesia de São Pedro de Manteigas da Guarda, nas encostas da Serra da Estrela, bem próximo dos píncaros de Portugal continental. É filho de Antônio Leitão de Carvalho e Maria da Conceição Prata Direito. Fez seus estudos iniciais na Vila de Manteigas da Guarda, em Portugal; depois em Garnstock, na Bélgica e, vindo para o Brasil, em Agudos/SP. Tendo ingressado na Ordem dos Frades Menores, emitiu os votos religiosos em 20 de dezembro de 1967. Cursou Filosofia e Teologia no Instituto Teológico Franciscano, em Petrópolis/RJ, licenciou-se em Letras (Português-Francês) pela Universidade Católica Petrópolis/RJ e CETESP e especializou-se em Pastoral da Comunicação Social no Studio Paolino Internazionale della Comunicazione Sociale, em Roma. Foi ordenado presbítero em 10 de dezembro de 1972, no Rio de Janeiro/RJ.

Como frade presbítero exerceu as funções de professor no Seminário em Agudos (1973-1977); Vigário Paroquial no Rio de Janeiro/RJ e em Curitiba/PR; Pároco em Ipanema, no Rio de Janeiro/RJ e São Lourenço/MG; foi Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha/ES; Professor de Teologia Moral no Centro de Estudos Eclesiásticos, em Vitória/ES e no Studium Theologicum, em Curitiba/PR; foi membro do Conselho Presbiteral da Diocese da Campanha/MG e da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro/RJ, Coordenador do Núcleo da CRB na Diocese da Campanha/MG e Coordenador de Setor na Arquidiocese do Rio de Janeiro/RJ.

Dom-2A nomeação episcopal chegou quando, enviado, já ia de viagem para a África, movido pelo desejo tão caro ao espírito franciscano de ser missionário, em 25 de março de 1998. A ordenação aconteceu na cidade da Campanha/MG, há exatos 20 anos, aos 02 de maio de 1998, dia em que tomou posse como o 6º Bispo Diocesano da Campanha.

Seu lema episcopal, “Servir com Alegria”, foi vivido com franciscana simplicidade e admirável ardor missionário. Não há canto deste rincão sulmineiro, como ele gosta de chamar a amada diocese da Campanha, que não tenha sido por ele visitado. Cidade e campo, matriz e capelas, mansões e taperas. Toda a gente é acolhida com abraço e sorriso. A missa é piedosamente celebrada e o evangelho anunciado de modo que todos o compreendam e desejem pô-lo em prática. Em seguida, o convívio é largo, alegre, cheio de histórias.

Como bispo, fez valer seu lema episcopal: não há na Diocese da Campanha quem tenha visto Dom Diamantino servir com desdém ou com tristeza. Por onde passa deixa sua marca de alegria, como fiel servidor de Cristo. Como bispo diocesano, lutou arduamente pelo desenvolvimento da Diocese em todos os setores: reformou o Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores, dando aos seminaristas maior comodidade e adequação aos estudos. Construiu a sede da Comunidade Teológica Senhora do Carmo (COTESC), em Pouso Alegre/MG, onde residem os estudantes de Teologia. Em 2004, inaugurou o Seminário Propedêutico São Pio X, adaptando e destinando-lhe uma casa anexa ao Seminário Diocesano N. Sra. das Dores e uma equipe de formadores e professores adequados. Em seguida, destinou o prédio do antigo Seminário Filosófico São José para o Centro Diocesano de Pastoral, equipando-o com material e pessoal adequado a uma casa onde as pastorais e movimentos da Diocese pudessem utilizar gratuitamente para a formação de seus agentes.

Seu zelo pelas vocações não ficou sem recompensa. Nestes 20 anos de episcopado ordenou mais de 50 presbíteros, seja para a diocese da Campanha ou para congregações e ordens religiosas. Dom Diamantino conheceu sempre seus seminaristas pelo nome, desde o propedêutico. Sabia quem eram os pais, onde moravam e se tivesse alguém doente, não faltava sua oração e preocupação. Foi uma presença sempre alegre e dialogante nas casas de formação. Também com o clero primou pela conversa fraterna em todas as situações. Sempre preferiu a caridade e a misericórdia. Aos presbíteros enfermos era o primeiro a visitar, logo que tomava conhecimento, onde quer que estivesse.

Foi ele que, em 2007, promoveu e presidiu as celebrações do Centenário da Diocese da Campanha e a III Assembleia Diocesana de Pastoral, precedidas por um Simpósio Teológico.

Dom Diamantino foi incansável promotor das causas de beatificação da leiga Francisca Paula de Jesus – Nhá Chica, de quem teve a honrosa alegria de promover as comemorações de sua beatificação em 04 de maio de 2013, em Baependi/MG; e do presbítero Francisco de Paula Victor – Pe. Victor, cuja missa de beatificação foi por ele presidida em Três Pontas/MG, em 14 de novembro de 2015, curiosamente dia da morte da Madre Teresa Margarida do Coração de Maria, OCD, em 2005, com quem Dom Diamantino conviveu e cujo processo de beatificação inaugurou em 04 de março de 2012.

No Regional Leste II da CNBB (MG e ES) foi bispo referencial para as Missões e para a Pastoral da Comunicação.

Ao completar 75 anos, em novembro de 2015, apresentou ao Papa Francisco sua renúncia ao governo da diocese da Campanha, o que foi prontamente aceito. Desde então, vive próximo às irmãs do Carmelo São José, em Três Pontas/MG, onde presta grande auxílio como capelão do Carmelo e às paróquias da cidade. Sua alegria e simplicidade continuam latentes. Continua a levar vida austera e frugal, cuidando dos seus bichos, sempre tão queridos, preparando suas próprias refeições, abrindo a porta a quem bate e partilhando o que tem.

Hoje, louvamos e bendizemos o altíssimo e bom Senhor por nos presentear com tão preclara imagem do Bom Pastor, Jesus Cristo! Suplicamos bênçãos abundantes sobre este servo fiel e prudente. E rogamos para ele vida longa e no meio de nós, de modo a continuar ajudando-nos com seu testemunho evangélico no caminho da construção do Reino.

Escrito por  Pe. Jean Poul Hansen - Coordenador Diocesano de Pastoral

 

Sky Bet by bettingy.com