CNLB – REGIONAL LESTE II CELEBRA 30 ANOS E REALIZA XXV ASSEMBLEIA ORDINÁRIA

CNLB 1Estamos vivendo o Ano do Laicato, tempo forte de reconhecimento da identidade dos leigos e leigas, na Igreja e na sociedade, e também tempo do Conselho Nacional do Laicato do Brasil - Regional Leste II, celebrar seus trinta anos de existência. Nesse clima de render graças por todo trabalho realizado e pelas vidas envolvidas, vislumbrando ações de engajamento do laicato dos diversos conselhos diocesanos, realizou-se nos dias 20 a 23 de abril, em Belo Horizonte/MG, na Casa de Retiros São José, a XXV Assembleia Geral Ordinária.

Delegados e convidados dos Conselhos/comissões diocesanos de Minas Gerais e Espírito Santo, que compõem o Regional Leste II da CNBB, estiveram presentes para formação, encaminhamento dos trabalhos e eleição da nova diretoria executiva do Regional. A Diocese da Campanha foi representada por Mirian de O. Cristiano Nascimento, de Três Corações e Danielle Ramos Nogueira, de Caxambu, da comissão do laicato.

Os trabalhos tiveram início na sexta-feira, com a acolhida dos participantes e análise de conjuntura sócio política realizada por Frederico Santana, Mestre em Ciências Sociais e integrante do Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas. Em seguida, análise de conjuntura eclesial, por Edward Neves M.B. Guimarães, doutorando em Ciências da Religião pela Puc Minas e Mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia.

Em linhas gerais, fomos situados no momento atual que estamos vivendo, condição essencial para melhor compreensão e discernimento de nossa missão, enquanto leigos e leigas chamados a ser “fermento na massa”.

No sábado, a assessoria foi de Robson Ribeiro, da Arquidiocese de Juiz de Fora-MG, graduado em História, Mestre em Teologia pela FAJE de Belo Horizonte-MG. O tema: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a seviço do Reino” e lema: “ Sal da Terra e Luz do Mundo (Mt. 5,13-14).

Dom José Eudes Campos do Nascimento, Bispo de Leopoldina-MG e referencial do CNBL na CNBB, esteve presente no segundo dia da assembleia, vindo direto de Aparecida/SP, onde participou da 56ª Assembleia dos Bispos. Em sua fala, destacou que “o Ano do Laicato é para sempre”, o reconhecimento da identidade e o enfoque da importância dos leigos e leigas na vida das comunidades não deve ter fim. Que na festa de Cristo Rei de 2018, haja em todas as dioceses, a culminância do ano, não o encerramento, visto que ele jamais poderá ser encerrado.

A última parte da assembleia consistiu na apresentação dos Conselhos e Comissões, seus planejamentos e ações; na eleição da nova diretoria executiva do Regional, em conformidade com o Estatuto da organização, e eleição dos delegados que participarão da Assembleia Nacional em Belo Horizonte-MG no mês de junho próximo.

Toda a assembleia transcorreu num clima de confraternização, companheirismo e alegria. Todos voltaram para suas dioceses motivados a continuar a caminhada do CNLB, dando testemunho verdadeiro de cristãos e cristãs a serviço do Reino, na família, no trabalho, na política, em todos os lugares, como nos exorta o Documento 105 da CNBB.

Que Nossa Senhora da Alegria, patrona do CNLB em nosso Regional, nos inspire e acompanhe!

Mirian de Oliveira Cristiano Nascimento