APARECIDA-SP RECEBE A 56ª ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS DO BRASIL

56 Assembleia Geral 4Teve início na quarta-feira, dia 11 de abril, em Aparecida-SP, a 56ª Assembleia Geral dos Bispos, com a participação de 476 bispos católicos do Brasil, dentre eles, nosso bispo diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz. A assembleia se estenderá até o dia 20 do corrente mês, incluindo os dias que os bispos estarão em retiro.

O tema é “Diretrizes para a Formação de Presbíteros” e o objetivo dos bispos é o de atualizar as diretrizes em vigor, aprovadas em 2010, por ocasião da 48ª Assembleia Geral da CNBB, conforme informou o Bispo Auxiliar de Brasília-DF e Secretário-Geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, “Essa atualização é motivada especialmente pelo magistério do Papa Francisco e pela publicação pela Congregação para o Clero do documento, ‘O dom da vocação presbiteral’, que constitui a chamada Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis”.

Nesse tema central, o foco é a necessidade da formação permanente dos presbíteros e que os mesmos sejam acompanhados na totalidade das quatro dimensões que interagem simultaneamente no processo formativo e na vida, que são: humana, espiritual, intelectual e pastoral. As atuais Diretrizes para a Formação Presbiteral, de 2010, já visavam isso, enriquecer a formação dos futuros sacerdotes, através dessas dimensões, “com novos impulsos vitais, consoantes com a índole peculiar de nosso tempo”.

Após a aprovação final pelo episcopado brasileiro, em Aparecida, o texto segue para a Congregação para o Clero, do Vaticano, para ser referendado. Só então, o texto se tornará um documento da CNBB que vai orientar a formação de novos presbíteros no Brasil.

Outros temas fazem parte da programação da Assembleia, sobretudo, problemas emergentes da vida das pessoas e da sociedade, que serão tratados dentro da perspectiva da evangelização.

A 56ª Assembleia Geral está sendo realizada no Centro de Eventos padre Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional, onde acontece a maior parte dos trabalhos dos bispos. Esses trabalhos, durante a assembleia, começam com a missa diária no Santuário Nacional com laudes, sessões pela manhã e à tarde; no final de semana acontece o retiro. Estejamos unidos aos nossos pastores, através das orações, para que o Espírito Santo sopre sem cessar e importantes resoluções sejam tomadas, para o bem da Igreja e o crescimento do Reino de Deus.

Secretaria de Pastoral