NOTA DE FALECIMENTO

arcebispo-emerito-de-Pouso-Alegre-Dom-Ricardo-Pedro-Chaves-Pinto-FilhoCom profundo pesar noticiamos o falecimento do arcebispo emérito da Arquidiocese de Pouso Alegre, Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho O. Praem, ocorrido na madrugada do dia 1º de abril, no Hospital Regional Samuel Libânio, em Pouso Alegre.

S. Exª Revma. contava 79 anos de idade, tendo nascido em Capelinha-MG, aos 06 de agosto de 1938. Professo na Ordem dos Cônegos Regulares Premonstratenses, foi ordenado presbítero em Montes Claros-MG, aos 29 de junho de 1967 e nomeado bispo de Leopoldina-MG pelo Papa São João Paulo II, em 14 de março de 1990. Aos 16 de outubro de 1996 foi promovido a Arcebispo de Pouso Alegre.

Após 18 anos de serviço pastoral, marcados por importantes conquistas evangelizadoras para a Igreja Particular na Arquidiocese, dentre as quais, a ordenação de 72 presbíteros diocesanos, teve sua renúncia aceita e passou a residir em Monte Sião-MG.

Devido a um coágulo no cérebro, consequência do acidente automobilístico que sofreu, foi operado e não convalesceu satisfatoriamente, vindo a óbito no dia da Páscoa do Senhor.

Seu sepultamento se dará na Cripta da Catedral Metropolitana em Pouso Alegre, dia 03 de abril, às 14h.

Confira os horários de celebração das missas exequiais:

Segunda (02/04) - 9h / 12h / 15h / 17h / 19h / 21h30 / 23h30

Terça (03/04) - 7h / 9h / 12h / 14h