PASTORAL DA SAÚDE REALIZA CAPACITAÇÃO PARA NOVOS MEMBROS EM CAMPO DO MEIO

20180317 121306Neste último sábado, dia 16, aconteceu na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Campo do Meio, a capacitação para os novos membros da Pastoral da Saúde. Além dos novos membros da paróquia que somavam mais de 40, havia uma representação significativa de paroquianos de Nossa Senhora das Dores, de Boa Esperança. A formação começou por volta do meio-dia, sendo aberta pelo pároco, Padre Walter Dauzuk, e dirigida por parte da equipe diocesana.

Em um primeiro momento foram apresentados a definição e o objetivo da Pastoral da Saúde, bem como, cada uma das dimensões dessa pastoral, a saber: solidária, comunitária e político-institucional. Em seguida os participantes se dividiram em pequenos grupos, nos quais refletiram sobre algumas das principais características do perfil do agente da Pastoral da Saúde. Esses grupos, posteriormente representados por alguns membros, apresentaram a todos os participantes, que aos poucos foram entendendo como precisam ser e o que fazer para serem bons agentes. Essa primeira parte foi coroada com um lanche oferecido pela paróquia, momento de partilha também da vida e das experiências.

Logo após, foram apresentadas algumas questões de ordem prática, como a organização da coordenação paroquial; divisão da Paróquia em setores; cada um com seus respectivos agentes; orientações para a condução das reuniões de pastoral; atitudes e palavras que são e que não são recomendáveis aos agentes desta pastoral nas visitas; participação em alguns eventos diocesanos e nacionais etc.

Pedindo que o Espírito Santo os guiem nessa missão e colocando a vida de todos os que se dispuseram sob o manto da Virgem Maria, a Senhora Aparecida, encerrou-se essa capacitação, motivo de maior empolgação e animação dos representantes da equipe diocesana da Pastoral da Saúde, que julgaram como grandemente positiva a participação quantitativa e qualitativa dos que lá estavam.

Por tudo isso, os agradecimentos da Pastoral da Saúde às comunidades paroquiais de Nossa Senhora das Dores de Boa Esperança e de Nossa Senhora Aparecida de Campo do Meio, além do Pe. Walter, que tão bem recebeu e está motivando esse trabalho na sua paróquia. E ainda aos membros da equipe diocesana, César e Leonardo, e ao Sandro (seminarista), que lá estiveram, dedicando-se para que tudo, da melhor forma possível, ocorresse.

Que esse novo trabalho nas paróquias de Campo do Meio e Boa Esperança confirme cada um dos novos agentes como "Sal e Luz para nossos irmãos/ãs enfermos/as".

Nossa Senhora da Saúde, rogai por nós!

Texto escrito por Sandro Araújo