COORDENADORES DIOCESANOS DE PASTORAL DO REGIONAL LESTE II REUNIRAM-SE EM LUZ/MG

Encontro Coord. Dioc. Leste II 1Com o objetivo de ler e iluminar a realidade dos nosso planos diocesanos de pastoral à luz do Doc. 107 da CNBB: “Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários”, reuniram-se no Centro Missionário Dom Melchior, na cidade de Luz/MG, duas dezenas de padres que exercem o ministério da coordenação de pastoral nas diversas dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo.

Nossa diocese da Campanha fez-se presente na pessoa do coordenador de pastoral, Pe. Jean Poul. A assessoria foi realizada pelo Pe. Kelder, da Arquidiocese de Vitória/ES que partindo do Plano de Pastoral de Conjunto (1966-1970) passando pelos documentos do episcopado latino-americano e da CNBB, especialmente o número 25, demonstrou que os objetivos da IVC (Iniciação à

Vida Cristã) sempre estiveram presentes na nossa ação pastoral, o que muda são as estratégias pastorais para alcançá-los.

Merecem destaque na reflexão:

a)        Muitas dioceses do regional estão investindo em experiências mistagógicas na formação inicial dos presbíteros, para que eles se tornem agentes de IVC;

b)        A comunidade eclesial, com seus conselhos, ministérios e equipes de pastorais, desponta como o lugar próprio da IVC;

c)         E um enfoque geral sobre os círculos bíblicos, grupos de reflexão, setores missionários, como espaços prioritários de formação de comunidades de discípulos missionários.

Tempos de oração, reflexão, celebração e confraternização marcaram o encontro que se inseriu nas comemorações do centenário de fundação da Diocese de Luz (1918 – 8 de julho – 2018).

Pe. Jean Poul Hansen

Coordenador Diocesano de Pastoral