PROVÍNCIA ECLESIÁSTICA PROMOVE ENCONTRO DE BISPOS E FORMADORES EM CAMPANHA

Encontro bispos e formadores 1No dia 26 de fevereiro de 2018, no Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores, em Campanha, realizou-se um encontro com a presença dos três bispos da Província Eclesiástica de Pouso Alegre, Dom José Luiz Majella Delgado (Arcebispo de Pouso Alegre), Dom Pedro Cunha Cruz (Bispo da Campanha) e Dom José Lanza Neto (Bispo de Guaxupé), bem como dos reitores e dos diretores espirituais dos Seminários das três dioceses.

O objetivo do evento foi o estudo e o aprofundamento conjunto do texto da nova Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis, que reúne as normas da Santa Sé quanto à organização dos Seminários do mundo inteiro. O assessor do encontro foi Dom Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R., bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte.

No período da manhã, após a oração da hora Terça, Dom Vicente apresentou uma visão acurada dos elementos principais do documento, ressaltando as novidades do texto atual em relação aos anteriores, de modo particular a compreensão que apresenta para as quatro etapas da formação inicial dos futuros presbíteros: etapa propedêutica, etapa do discipulado (Filosofia), etapa de configuração a Cristo (Teologia) e etapa pastoral (síntese vocacional). Destacou, ainda, a necessidade de compreender o processo formativo de maneira progressiva, gradual e acumulativa, respeitando o tempo próprio de cada formando (proveniente da cultura plural da atualidade) e as exigências de cada etapa da formação.

Após o almoço, os participantes foram motivados a fazer a discussão de algumas questões em grupo, especialmente referentes à direção espiritual. Em seguida, foi realizada a plenária e o assessor concluiu o encontro com a sua síntese para as propostas apresentadas.

Nossa gratidão a Dom Vicente pela excelente condução do encontro e aos participantes das três dioceses da Província Eclesiástica pela presença amiga.

Pe. Wendel de O. Rezende

Seminário Propedêutico S. Pio X