COORDENADOR DIOCESANO DE PASTORAL RECEBE A REPRESENTANTE DO MOVIMENTO “OFICINAS DE ORAÇÃO E VIDA”

Oficinas de Oração e VidaO coordenador diocesano de Pastoral, Pe. Jean Poul Hansen, recebeu na tarde do dia 06 deste mês, no Centro Diocesano de Pastoral, em Três Corações, a sra. Marília Bustamante Abreu Marier, da cidade de Itajubá, representando a Área Nacional Brasil 24 – ANB 24, que congrega os municípios do Sul de Minas, da Província Eclesiástica de Pouso Alegre, para uma apresentação do movimento Oficinas de Oração e Vida (TOV).

Segundo a sra. Marília, acompanhada das senhoras Eliane Andrade e Eliana Oliveira P. Rosário, da Paróquia Sagrada Família de Três Corações, as Oficinas de Oração e Vida estão presentes no mundo todo, atingindo no Brasil 25 Áreas Nacionais. Em nossa Diocese, as coordenações locais estão presentes nas cidades de Baependi, Caxambu, Elói Mendes, Pedralva, Três Corações, Três Pontas e Varginha.

Trata-se de um movimento eclesial criado pelo Frei Ignácio Larrañaga em 1984 e aprovado pela Santa Sé que propõe uma nova forma de evangelização, consistente em Oficinas realizadas a cada semestre, ensinando a orar de maneira experimental e progressiva, crianças, adolescentes, jovens, adultos e casais.

Dentre os Oficinistas, há os que se sentem chamados a testemunhar e dar continuidade à Evangelização como Guias TOV, estes recebem o livro – EVG Estilo e Vida dos Guias – que fundamenta a espiritualidade das Oficinas de Oração e Vida em 10 pontos:

1-           Baseado na Bíblia;

2-           Cristo como centro;

3-           Fonte de vocações apostólicas;

4-           Serviço laical;

5-           Caráter prático e experimental;

6-           Atividade orante passo a passo;

7-           Oficina libertadora e reparadora através do conhecimento de Deus e de si mesmo;

8-             Transformação à luz da Palavra;

9-             Compromisso com os pobres;

10-           Promoção de Valores do Evangelho.

Pe. Jean Poul ouviu a apresentação entusiasmada da representante das Oficinas de Oração e Vida, pontuou alguns aspectos, fez sugestões, sobretudo quanto a levar ao conhecimento do padre de cada paróquia onde se pretende criar uma nova coordenação local e ter representatividade nos CPPs, tendo em vista a unidade da Igreja. Ainda, apresentou o Centro Diocesano de Pastoral e o colocou à disposição para futuros eventos e oficinas.

Na despedida, sra. Marília deixou a frase de Frei Ignácio Larrañaga: “É preciso esvaziar a alma de tudo o que não é de Deus, para ir a Deus”.

Secretaria de Pastoral