+ Petrus, Servus Iesus Christi +

Dom-PedroAos 24 de novembro de 2010 foi nomeado pelo Santo Padre, o Papa Bento XVI, como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e recebeu a ordenação episcopal aos 05 de fevereiro de 2011. No dia 20 de maio de 2015, foi nomeado pelo Romano Pontífice, o Papa Francisco, como Bispo coadjutor de nossa vetusta já centenária Diocese e foi apresentado na Catedral de Santo Antônio ao clero e aos fiéis na manhã do dia 11 de julho, sábado, memória do Santo Patriarca do Monaquismo Ocidental São Bento Abade, pelo então Bispo Diocesano, Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho, OFM.

O tempo foi se encarregando de discernir no coração do Sr. Bispo Coadjutor o modo e a maneira de governar a grei do Senhor nestas paragens sul mineiras de ricas iguarias e belas paisagens tropicais e silvestres. A idade e a cronologia canônica levaram o Sr. Bispo Diocesano a receber a justa e saudável recompensa dos trabalhadores do Evangelho de entregar o báculo às mãos mais juvenis e robustas na continuidade do múnus episcopal de santificar, ensinar e governar.

Sendo assim, despedimos do Poverello de Assis para receber o Pescador, não da Galiléia, mas, o pescador da cidade maravilhosa, que exercia a sua pescaria na arte da fidalguia e sobriedade do ensino eclesiástico, formando e construindo homens para o pleno exercício do sacerdócio e da cidadania.

A sua tomada de posse como sétimo bispo da Diocese da Campanha se deu aos 25 de novembro de 2015.

Pedro é o seu nome, sua marca e identidade. Expressa o vigor do primeiro chamado e da confirmação da fé apostólica. Traz em seu lema episcopal “Servus Iesus Christi” (Rm 1,1), preconizando o seu amor e entrega a Jesus, o Servo por excelência, expressando o seu zelo e sua disponibilidade em servir os irmãos e a Igreja como servo fiel e prudente, apascentando o povo de Deus, celebrando o culto divino como legítimo sacerdote consagrado da nova aliança e estimulando os fiéis a edificarem a vida e a sociedade com a Palavra e os Sacramentos.

Hoje rendemos graças ao Senhor da Messe e Pastor do rebanho, pela Ordenação Episcopal de Sua Excelência Reverendíssima Dom Pedro Cunha Cruz, nosso Bispo Diocesano. Consideremos atentamente este natalício entre nós, pois o Sr. Bispo celebra o seu sétimo ano episcopal e se tornou portanto, o nosso sétimo bispo. Data plena... fecunda... novo Pentecostes... Kairós do Ressuscitado!

A data nos impulsiona a ouvir a voz do coro apostólico a nos conduzir às margens do Tiberíades e acolher o Senhor que nos chama a singrar em águas bem mais profundas, ou melhor, em nossa região, a desbravar novas terras e sertões para encontrarmos outras pérolas preciosas de santidade.

Esse natalício se prolonga em louvores e ação de graças e nos faz crescer como servos de Jesus Cristo, como nos propõem o Apóstolo São Paulo e como bem quis e quer o nosso anfitrião, o Bispo Campanhense.

Estamos felizes e unidos pelos vínculos da caridade em celebrar a consagração episcopal de nosso Bispo. Oferecemos a ele a nossa obediência reverencial e nos colocamos em perfeita servialidade como fiéis colaboradores da missão apostólica.

Em nome de toda a Diocese da Campanha oferecemos as nossas orações, sacrifícios e apreço pela delicadeza de estarmos juntos e também do senhor ter aceitado vir para a nossa região e agora nos proporciona celebrar essa memorável data. Sendo assim, o senhor nos ama com amor de pai e de irmão, mostrando um vigor incansável pelos que pertencem e não pertencem ao rebanho de Cristo, como um pastor que nos interpela a sermos Servus Iesus Christi.

Parabéns... Felicitações...

Em nome do Presbitério Campanhense e de toda a Diocese nós o abraçamos e osculamos o vosso anel da sucessão apostólica, suplicando graça e bênção, saúde e prosperidade, audácia e fervor.

De vosso devotíssimo,

Cônego José Douglas Baroni