Formação sobre a Campanha da Fraternidade nas Foranias - “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8)

capa

Nos dias 27 e 28 de janeiro, o GRADI – Grupo de Assessores Diocesano percorreu todas as Foranias de nossa Diocese, realizando a formação sobre a Campanha da Fraternidade 2018, atingindo cerca de seiscentos participantes, dentre eles, padres, agentes de pastorais e pessoas ligadas ao Conselho Tutelar e Segurança Pública.

O tema: “Fraternidade e superação da violência” com o lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8) foi amplamente discutido nos grupos, donde saíram sugestões para a promoção da paz no âmbito pessoal, comunitário e nas Foranias.

A dinâmica utilizada foi a apresentação em slides do conteúdo sintetizado da CF, destacando o objetivo geral que é construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência.

Num primeiro momento, os grupos responderam à pergunta sobre o que é violência e que tipo de violência sofremos no dia a dia. As respostas foram variadas e muitos não conseguiram enxergar a violência institucionalizada, mas apenas as questões mais latentes e que são alcançadas pela justiça, ainda que muitas vezes de forma ineficiente, como as drogas e a violência urbana, estas que faz-nos construir muros cada vez mais altos, cercas mais eficientes, muitas vezes isolando-nos e fazendo-nos sentir prisioneiros em nossas próprias casas.

Foram então, apresentadas as faces da violência no Brasil e suas vítimas atuais, como a violência contra os jovens, contra os negros, contra as mulheres; a violência no trânsito, dentre outras. Em seguida, iluminou-se a reflexão com Palavra de Deus, fazendo um paralelo da violência no Antigo e no Novo Testamento. Neste, Jesus Cristo é uma pessoa de paz que anuncia a fraternidade entre as pessoas. Ele revela que Deus é Pai e os homens e mulheres são todos irmãos e irmãs.

Concluindo o encontro, novamente os grupos se reuniram e apontaram o que podemos fazer em nossas casas e nossas paróquias para superar a violência e promover a paz. As respostas tabuladas são o primeiro passo para a preparação de um Seminário Diocesano sobre Segurança Pública a acontecer ainda no primeiro semestre.

É certo que a superação da violência se dará pela conscientização do respeito que se deve ter à dignidade da pessoa humana. Que possamos ouvir as palavras do Papa Francisco no encontro de 2014 com os presidentes da Palestina e de Israel: “Ouvimos um chamado e devemos responder: o chamado a romper a espiral do ódio e da violência, a rompê-la com uma única palavra: ‘irmão’. Mas para dizer esta palavra, demos todos levantar os olhos ao céu e reconhecer-nos filhos de um único Pai”.

Texto por Mirian de O. Cristiano Nascimento - GRADI

Mirian de O. Cristiano Nascimento - GRADI