Pastoral Catequética reuniu coordenadores paroquiais em Três Corações

WhatsApp Image 2018-02-01 at 17.49.34 2Aconteceu nos dias 27 e 28 de janeiro, no Centro Diocesano de Formação Pastoral, o Encontro Diocesano de Coordenadores Paroquiais da Catequese. Este encontro pretende oferecer orientações aos coordenadores sobre a caminhada da catequese ao longo do ano que se inicia, bem como reforçar o vínculo de unidade da catequese em nossa diocese. Sessenta e três paróquias estiveram presentes. As reflexões tiveram como eixo norteador o Documento 107 da CNBB: Iniciação à Vida Cristã – Itinerário para formar discípulos missionários.

O encontro teve início no sábado, de manhã, com um momento de Leitura Orante da Palavra, inspirado no tema do Ano Nacional do Laicato. Em seguida, o assessor diocesano da catequese, Pe. Jean Poul, apresentou aos participantes a nova equipe executiva da catequese diocesana, indicada pelos próprios catequistas e confirmada pelo bispo diocesano. Compõem esta equipe: Pe. Jean Poul (assessor diocesano – Careaçu), o seminarista Leandro Portugal (vice-assessor – COTESC – Pouso Alegre), Pedro Henrique (Coordenador diocesano – São Lourenço), Cida (secretária da Equipe Diocesana – Varginha), Lô (Coordenador da Equipe de Assessores e da Escola Catequética – São Gonçalo) e Virgílio (secretário da Escola Catequética – Varginha).

Durante a manhã, foi abordado o tema da inspiração catecumenal e os elementos que dela podem e devem ser incorporados à prática catequética atual. À tarde, foram realizados trabalhos em grupo com o intuito de se eleger um elemento da inspiração catecumenal como prioridade a ser desenvolvida nas paróquias, nas foranias e também na diocese durante este ano.

Em plenário, foram apresentados os seguintes resultados: Para as foranias N. Sra de Fátima e N. Sra dos Montes, o elemento escolhido como prioridade foi a UNIDADE TEOLÓGICA DOS SACRAMENTOS DE INICIAÇÃO (Batismo-Crisma-Eucaristia).

Para as foranias N. Sra. dos Campos e N. Sra das Fontes, foi eleita a INTERAÇÃO ENTRE CATEQUESE E LITURGIA.

Na forania Beata Nhá Chica, os coordenadores escolheram a PASSAGEM DE UMA CATEQUESE SACRAMENTALIZADORA PARA UMA CATEQUESE EVANGELIZADORA.

Os representantes da forania Beato Pe. Victor, elegeram como prioridade o PAPEL FUNDAMENTAL DA COMUNIDADE CRISTÃ.

E, para a forania N. Sra. Aparecida, o elemento de inspiração catecumenal eleito como prioridade foi o ACOMPANHAMENTO PERSONALIZADO.

Já para a diocese, eleito com o voto de 33 paróquias, o elemento da inspiração catecumenal escolhido foi a PASSAGEM DE UMA CATEQUESE SACRAMENTALIZADORA PARA UMA CATEQUESE EVANGELIZADORA.

Ao final da tarde, foi apresentado o projeto de Iniciação Cristã com Adultos, de Inspiração Catecumenal a ser implantado em nossa diocese a partir deste ano. O primeiro dia de atividades foi encerrado com uma Celebração da Luz.

Na manhã de domingo, foi realizado um café com os coordenadores paroquias que assumiram este ministério ao longo do último ano ou no início deste ano. Foi um momento breve, mas muito significativo para a troca de experiências e acolhida no grupo de coordenadores. Logo após o café, voltou-se a atenção para a construção do Projeto Diocesano de Iniciação à Vida Cristã. De maneira participativa, os coordenadores sugeriram emendas e ações a serem desenvolvidas ao longo dos próximos anos.

Encerramos o encontro com a Celebração da Eucaristia. Celebrando a Dedicação da Catedral da Campanha, Pe. Jean Poul, assessor diocesano da catequese e coordenador diocesano de pastoral, salientou a manifestação da unidade na diversidade diocesana, ali manifestada na presença de tantas comunidades paroquiais. Ao final da celebração a equipe diocesana prestou seu agradecimento à Maria Ivanísia pelo seu trabalho ao longo dos últimos anos como coordenadora diocesana. Prolongando a fraternidade eucarística, o almoço concluiu as atividades.

Os próximos passos são as assembleias catequéticas por forania, que acontecem a cada dois anos e começam já neste sábado:

Dia

Forania