ALUNOS DA ESCOLA DIACONAL SÃO ADMITIDOS CANDIDATOS ÀS ORDENS SACRAS

capaNo último dia 17 de dezembro de 2021, nossa Diocese avançou mais um passo na execução do último Plano de Pastoral, no que tange à implantação do Diaconado Permanente. Foram admitidos a candidatos à Ordem Sacra e professaram publicamente a fé os 16 alunos que terminaram o período de formação teológica da Escola Diaconal São Lourenço Mártir. A celebração aconteceu no Oratório do antigo Colégio Sion, hoje Cúria Diocesana, pela presidência do nosso Pastor Dom Pedro Cunha Cruz. Com a presença do Diretor da Escola, Padre Alex José Adão, do Padre Wellington Franklin Gomes, do Diácono Marcelo Dantas, dos familiares dos candidatos e de funcionários da Cúria, da Mitra e do tribunal eclesiástico.

Segundo o Pontifical Romano, “Celebra-se o Rito de Admissão a candidato às Ordens Sacras, quando se pode verificar que o propósito dos aspirantes, baseado nos dotes necessários, atingiu suficientemente o amadurecimento” (Pontifical Romano, pag. 255). Isso se dá quando o Senhor Bispo reconhece publicamente que tais pessoas podem ser oficialmente incluídas entre os candidatos a receber o Sacramento da Ordem, sejam os que aspiram a ordenação presbiteral ou a ordenação diaconal. Esses senhores, depois de cerca de 05 anos de formação, foram apresentados pelos formadores como aptos para receberem o Sacramento da Ordem.

Os candidatos, que ainda estão sendo acompanhados pela Escola Diaconal, têm também um breve caminho a seguir antes da Ordenação. Além do exercício do ministério de Acólitos e Leitores em suas comunidades, sobretudo nas festas litúrgicas do final do ano, irão também participar um retiro espiritual, no mês de janeiro de 2022. Como dizia o senhor bispo em sua homilia, rezemos para que estes homens sejam bons pastores, sobretudo no seguimento do Cristo Servo, atuando na dimensão social e caritativa, que tanto precisamos hoje em dia, na Igreja e na sociedade.