COORDENAÇÃO DE PASTORAL PROMOVE FORMAÇÃO ON-LINE PARA CANDIDATOS CATÓLICOS

WhatsApp Image 2020-08-13 at 16.52.22Tendo em vista as eleições deste ano e o vigor do ambiente digital, a Diocese da Campanha, através da Coordenação de Pastoral preparou um curso on-line especialmente destinado aos AGENTES DE PASTORAIS, MOVIMENTOS E ASSOCIAÇÕES que estão se candidatando a vereador, prefeito e vice. O objetivo é oferecer uma oportunidade de formação específica sobre os ensinamentos da Igreja Católica naquilo que se refere à atuação política dos seus fiéis.

O curso começará na próxima terça-feira, dia 18/08 e será oferecido quinzenalmente pelo YouTube, com a duração de 1h30 (das 20 às 21h30) com 45 min de exposição e 45 min de interação com o(a) assessor(a). No final, serão disponibilizados certificados aos inscritos que participarem ao menos de 70% das aulas, cujas presenças serão registradas pelos comentários.

Calendário temático e assessores convidados:

1. 18 de agosto: “A atuação política como consequência ética da vida de fé” (Dom Pedro Cunha Cruz, bispo diocesano da Campanha/MG);

2. 1º de setembro: “Fundamentos bíblicos do diálogo fé e política” (Frei Guilherme P. Anselmo Jr., biblista de São Paulo);

3. 15 de setembro: “A Doutrina Social da Igreja como parâmetro de discernimento para o político cristão” (Prof. Elvis Rezende, mestre em educação estudioso da DSI):

4. 29 de setembro: “O que a Igreja espera do prefeito e do vereador católicos? E o que ela lhes oferece?” (Pe. Rogério Ferreira da Silva, pároco de Carmo de Minas/MG);

5. 6 de outubro: “A prática da ética do cuidado pelos agentes políticos: uma (r)evolução urgente e necessária” (Ana Gabriela Brito Melo Rocha, promotora de justiça titular da 3ª Promotoria de Três Pontas/MG, mediadora e facilitadora de círculos de construção de paz);

6. 20 de outubro: “Os desafios atuais para a atuação do político cristão (racismo, ecologia, redes sociais, capitalismo selvagem, inclusão, etc)” (Pe. Paulo Adolfo Simões, coordenador o Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara, em Brasília, ligado à CNBB);

7. 03 de novembro: “A espiritualidade do político cristão católico” (Pedro Henrique M. Fernandes, coordenador diocesano da Catequese).

As inscrições serão feitas com o preenchimento da ficha no link: https://form.jotform.com/202232959558059.

Coordenação Diocesana de Pastoral