Missa de Ação de Graças e Dedicação do novo Altar da Igreja Matriz de Ilicínea

foto01No conjunto do espaço litúrgico, o altar ou a mesa da Eucaristia se apresenta como elemento central, pois é sobre ele que se realiza o centro da fé cristã que é o Mistério Pascal de Cristo, sua total entrega por nós, confirmada pela Ressurreição e dom do Espírito. O altar representa, ou seja, traz-nos sempre presente à memória, este Mistério, a entrega total de Cristo por nós, ontem, hoje e sempre. Em torno do altar reúnem os fiéis para participar do banquete pascal. O altar cristão: é a ara; é a mesa; é o centro da ação de graças que se realiza pela Eucaristia.

A Carta aos Hebreus mostra Cristo como o Sumo Pontífice e o Altar vivo do Templo celeste (Hb 4,14;13,10); no Apocalipse, nosso Redentor aparece qual Cordeiro imolado, e sua oblação é levada por mãos do santo anjo ao sublime altar (Ap 5,6). Se Cristo, Cabeça e Mestre, é o verdadeiro altar, seus membros e discípulos são também altares espirituais, em que se oferece a Deus o sacrifício de uma vida Santa.

Ao Bispo, a quem foi entregue o cuidado da Igreja local, compete dedicar a Deus os novos altares erguidos em sua diocese. Assim sendo, no dia 31 de maio, festa da visitação de Nossa Senhora nós da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Ilicínea, com alegria iremos às 18 horas acolher Dom Pedro Cunha Cruz, nosso Bispo diocesano para às 19 horas celebrarmos a Solene Eucaristia em Ação de Graças pela conclusão da reforma da Igreja Matriz e Dedicação do novo Altar.

Pe. Luciano Tadeu de Oliveira

CONVITE-TRiDUO