FORANIA BEATO PADRE VICTOR FAZ A INVESTIDURA DE NOVOS MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA SAGRADA COMUNHÃO

Mesc Pe 1A Eucaristia é o sacramento central da vida e da missão da Igreja. O Concílio Vaticano II afirmou que o sacrifício eucarístico é “fonte e centro de toda a vida cristã” (LG 11). Por isso, o olhar dos fiéis se volta admiravelmente para o Senhor, presente realmente no sacramento do altar, todas as vezes em que o Seu sacrifício na cruz é atualizado, para que mais uma vez os fiéis redescubram o imenso amor de Deus pelos homens.

Na noite, véspera de sua paixão, nosso Senhor Jesus Cristo instituiu o santíssimo sacramento. Ele tomou em suas mãos o pão, partiu e deu-o aos seus discípulos dizendo: “Tomai, todos, e comei: Isto é o meu Corpo que será entregue por vós” (Lc 22, 19). Em seguida, tomou nas mãos o cálice com vinho e disse: “Tomai, todos, e bebei: Este é o cálice do meu Sangue, o Sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por todos para remissão dos pecados” (Lc 22, 20). Sem dúvida, um grande enlevo deve ter se apoderado do coração de cada discípulo diante dos gestos e palavras de Jesus que atualizaram sacramentalmente seu sacrifício no Gólgota.

Os discípulos de Jesus, ainda naquela mesma noite, receberam o mandato do Senhor: “Fazei isto em memória de mim” (Lc 22, 19). Graças à obediência a esse mandato, por parte dos nossos bispos e presbíteros, ministros ordinários da Eucaristia, o Senhor Jesus continua presente realmente em nosso meio no sacramento da Eucaristia. No âmbito paroquial, existem ainda os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC). Estes têm a tarefa extraordinária, auxiliar e não permanente, de distribuir a Comunhão aos fiéis e, em particular, levá-la aos doentes e aos idosos.

Aos vinte e seis dias do mês de junho, na Forania do Beato Padre Victor, precisamente na Paróquia de São João Nepomuceno, na cidade de Nepomuceno-MG, 109 Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão foram investidos para o serviço extraordinário da distribuição da Sagrada Comunhão nas suas respectivas paróquias. Nosso pastor, Dom Pedro Cunha Cruz presidiu a solene celebração que contou com a presença dos padres Ednaldo Barbosa, José Marcos Bernardes, José Filomeno do Cosmo e Carlos Ribeiro Natali, assessor diocesano do MESC. Aos novos ministros, nossas orações para que exerçam com amor e responsabilidade o serviço abraçado.

Texto por Diácono Ivan de Souza Carvalho