Festa de Santa Quitéria, Virgem e Mártir

WhatsApp Image 2017-05-23 at 16.43.30

Após o piedoso exercício da Novena, que ocorreu de 13 a 21 de maio, a comunidade rural de Santa Quitéria, pertencente ao território paroquial de Santa Isabel de Portugal, da cidade de Heliodora, celebrou solenemente nesta segunda-feira, 22 de maio, o dia da Padroeira, a Virgem e Mártir Santa Quitéria, que, com apenas quinze anos, ergueu a palma do martírio, sendo contada entre a multidão dos que “trajavam vestes brancas, vindos da grande tribulação, proclamando a realeza do Cordeiro Divino.”

A Santa Missa Solene foi presidida por sua Excelência Reverendíssima, Dom Pedro Cunha Cruz, nosso Bispo Diocesano, concelebrada por Padre Éverson, Administrador Paroquial e também contou com a presença do Diácono Wendel. Em sua homilia, Dom Pedro convidou a assembleia a olhar para o martírio de Santa Quitéria e rezar por tantos mártires do nosso tempo, que assim como a jovenzinha Quitéria, testemunham seu amor a Cristo e ao Evangelho, não exitando entregar a própria vida.

A Comunidade se alegrou com a presença tão carinhosa de Dom Pedro, que foi acolhido com fogos, cantos e grande festa à entrada da Capela. Após sua entrada, venerou a centenária imagem da Padroeira, fez um momento de oração na Capela do Santíssimo e após a Missa conheceu as dependências do Recinto de Festas da Comunidade e também tomou conhecimento do projeto de restauração do telhado e pintura externa da Igreja.

Bendito seja Deus que concedeu a essa pequenina parcela do rebanho do Senhor da amada Diocese da Campanha, a presença do seu querido Pastor.

Nossos agradecimentos a todos os que se dedicaram incansavelmente para a realização das festividades deste ano.

Valha-nos a poderosa intercessão da Virgem e Mártir Santa Quitéria, fiel testemunha de Jesus Ressuscitado!

Comunidade Santa Quitéria

Paróquia Rainha Santa Isabel de Portugal