CRISMA DE ADULTOS EM CAMPANHA

CapaNa noite desta quarta-feira, dia 26 de novembro, Dom Pedro Cunha Cruz presidiu a celebração eucarística durante a qual 30 adultos receberam o sacramento da Confirmação; muitos deles também fizeram a primeira Eucaristia. Concelebraram juntamente com o senhor bispo, o pároco, con. Luzair Coelho de Abreu e Frei Paulo Fernando Massolini, agostiniano, Vigário Judicial do Tribunal Eclesiástico de nossa diocese. 

As leituras utilizadas na celebração foram retiradas no ritual de Confirmação: Is 61, 1-3.68b-9, Sl 103, At 2, 1-8, Lc 4, 14-21

 Durante toda a celebração, Dom Pedro promoveu um diálogo fraterno com os crismandos, um diálogo entre o pastor e seu rebanho. O próprio bispo ressaltou que, como era um grupo menor, pôde dar maior atenção aos crismandos.

 

 A Homilia (fragmentos)

 “Hoje é um dia de muita esperança. A cada vez que nós confirmamos os fiéis na fé, a Igreja se reveste de esperança. A esperança de que vocês possam viver na dimensão testemunhal da fé. Já adquiriram conhecimento suficiente, os princípios ou os artigos da fé, durante todo o percurso catecumenal e agora, portanto, está no momento de, recebendo o dom do Espírito Santo, como os apóstolos em pentecostes, sair em missão.”

 “Vocês vão ser ungidos para poderem testemunhar, anunciar. Certamente vocês vieram participar desse itinerário catecumenal porque ouviram falar de jesus Cristo. E não simplesmente que depois de um ano vocês ganharão um padrinho, uma madrinha, ou ter um pouco mais de fotografias para vocês guardarem ou ainda para vocês acumularem um sacramento a mais, depois do Batismo e da Eucaristia. Muito mais do que isso! Agora vocês estão amadurecidos! [...] Durante todo o itinerário catecumenal, fizeram essa experiência do encontro autêntico do Cristo, quando vocês foram descobrindo, progressivamente, as maravilhas dos princípios da fé. E todos vocês podem dizer o como vocês eram antes de iniciarem o processo catecumenal e como vocês são hoje.  Todos têm essa consciência! Têm uma convicção ainda maior da fé de vocês!”

 “São múltiplas as funções do espírito quando nós nos permitirmos sermos instrumentos desse Espírito! Quando nós permitimos que Ele haja em nós segundo desígnio ou vontade de Deus. E não segundo o nosso próprio interesse; tanto é que a crisma, graças a Deus, deixou de ser o sacramento da superstição ou de uma pura e formal exigência para ser padrinho ou madrinha, ou se casar na Igreja. Ninguém pode mais, em pleno século XXI, receber o sacramento por essa finalidade. Mas simplesmente porque vocês querem entender mais a fé que já está presente desde o dia do Batismo de vocês quando se tornaram filhos e filhas de Deus.”

 “E próprio Cristo, cuja palavra significa ungido por excelência, Ele também confirma nesta profecia de Isaías, ele repete muito essa profecia: O Espírito do Senhor está sobre mim, ele me ungiu para evangelizar os povos, anunciar a boa nova aos cativos, a libertação aos encarcerados, a cura aos enfermos. Jesus não cruzava os braços! Ele fez de tudo para cumprir a vontade do Pai!”

 “Vocês foram perseverantes! Talvez no grupo de vocês muitos entraram, ouviram o chamado, houve aquele primeiro anúncio, mas ainda não houve uma experiência, um aprofundamento. As pessoas não se convenceram, não se encantaram. Como diz o papa emérito Bento XVI, para ser um discípulo-missionário de Cristo tem que ter essa paixão por Jesus Cristo. E quando não há paixão, as pessoas abandonam, se distanciam. Então vocês foram do início ao fim, nós elogiamos esse gesto, foram perseverantes, não esmoreceram na trajetória, no itinerário. Porque no princípio está a voz do próprio Cristo, chamando, falando. Mas no fim está o encontro com Ele.”

 “[...] Ele pode dizer também, se nós nos permitirmos ser esse instrumento do Espírito Santo: ‘Servo bom e fiel, eu te dei um dom, tu multiplicaste outro dom. Eu te dei três dons, tu multiplicaste outros 15’. E assim sucessivamente. Então não deixe que a chama desse Espírito, que será renovado, que é o dinamismo e o ardor da Igreja, apague em vocês. É o que nós esperamos. Quando eu crismo, eu sempre digo ao pároco: ‘Eu estou oferecendo hoje 30 dons de obras pastorais, pessoas que agora enraizadas em Cristo, firmes na fé querem trabalhar na Igreja’. Não podemos viver com o lema: Fé sim, Igreja não! [...] É importante, além da vivência sacramental, abraçar a dimensão testemunhal-missionária, que o nosso mundo tanto precisa hoje! Queira Deus que todos vocês possam ser como esse servo bom e fiel que multiplicando os talentos, participa e comunga do banquete do Senhor.”

 

 A Crisma

O ritual de crisma inicia-se com a apresentação dos crismandos pelo pároco, logo após a proclamação do Evangelho. Após a apresentação, o bispo acolhe aqueles que receberão o sacramento e a homilia da celebração é especialmente direcionada a eles. Após a homilia, o bispo convida os crismandos para renovação das promessas batismais. Quando batizados, foram os pais e padrinhos que professaram a fé pelas crianças. E agora, já amadurecidos na fé, os crismandos assumem publicamente o compromisso o CREDO católico. Com a oração de imposição de mãos, o bispo, acompanhado pelos concelebrantes, rogam a Deus Pai para que derrame o Espírito Santo sobre aqueles que receberão o sacramento. O ritual encerra com a unção do Santo Crisma, pelo bispo, na fronte de cada um. A unção é o momento em que o bispo chama o crismando pelo nome, e, pela ação do Espírito Santo, dom de Deus, o recebe no seio da Igreja. 

 

Agradecimentos

Ao final da celebração, o pároco, cônego Luzair Coelho de Abreu, chamou à frente do presbitério os catequistas, aqueles que prepararam os crismados. O bispo dirigiu a eles uma palavra de agradecimento, demonstrando profunda gratidão pelo papel fundamental que desempenham na atividade pastoral da paróquia.

Após a bênção, D. Pedro fez questão de reunir todos os crismados para fazer uma foto ‘oficial’ de seus ‘afilhados’ de crisma. 

Fonte: Pascom / Paróquia Santo Antônio

Fotos por Bruno Henrique

Reportagem fotográfica completa na fan page: https://www.facebook.com/pg/paroquiasantoantonio.campanhamg/photos/?tab=album&album_id=1373929485974762

 

Sky Bet by bettingy.com