Sacramento da Crisma na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Monsenhor Paulo

foto30A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, realizou neste sábado, dia 05 de novembro, às 10:00h, a celebração da Crisma para 121 jovens e adultos das zonas urbana e rural, na Igreja Matriz., em Monsenhor Paulo, MG. A cerimônia foi presidida pelo Cônego Douglas José Baroni, Vigário Geral e contou também com a presença do Diácono Cleiton.

Cônego José Douglas Baroni iniciou a celebração expressando a alegria de estar presidindo essa celebração, cumprimentando o jovem Diácono Cleiton, os crismandos, os catequistas e toda a comunidade.

Iniciou sua Homilia, dizendo que celebrar o Sacramento da Crisma é assumir a maturidade cristã; é fazer a opção por viver intensamente a vida cristã. Através de  leituras do  Espírito Santo, Dom de Deus, defensor, guia, intérprete da linguagem de Deus, que sustenta o nosso "permanecer" em Cristo, do compromisso dos crismados na vida da comunidade eclesial, desafiando-os a levar Cristo para todos. Parafraseou Papa Francisco, quando acolhemos em nós o Espírito Santo, o próprio Cristo faz-se presente e toma forma na nossa vida; será Ele que através de nós rezará, infundirá consolação, far-se-á próximo aos necessitados, criará união e semeará a paz. Rogou a Imaculada Conceição para que sejamos mais sensíveis e dóceis ao amor do Espírito Santo; que nos faça discípulos autênticos e que nós levemos a essência do amor a todos os necessitados. E terminou dizendo Eis a luz de Cristo. Que essa luz ilumine as nossas vidas. e, com a graça do Espírito Santo, comprometamo-nos a comunicar a Misericórdia de Deus a todos os homens, praticando as obras que o Espírito suscita em cada um para o bem comum de todo o povo fiel de Deus.

Cônego Douglas José Baroni segue explicando o Rito da Crisma.

Os crismandos estavam conscientes da grandeza e responsabilidade do Sacramento que recebiam e participaram de todo o Rito da Crisma e da Santa Missa, dentro da qual fizeram sua Confirmação na Fé Católica.

A animação ficou por conta do Ministério de Música.

A Coordenadora da Pastoral Catequética, Lenusa Mariana Mendes Ribeiro, se dirigiu aos crismados dizendo que após uma caminhada de preparação, hoje, receberam o tão esperado Sacramento da Confirmação. Daqui pra frente peçamos ao Divino Espírito Santo que nos conduza a prática dos bons costumes e a firme decisão de se engajarem em nossas pastorais, grupos e movimentos, assumindo dessa forma o compromisso de Jovens Missionários e Discípulos de Jesus. Em seguida agradeceu a presença e disponibilidade do Cônego José Douglas Baroni, do Diácono, Cleiton, do pároco, padre Alzir pela dedicação , orientação e apoio; dos catequistas que com amor e perseverança acompanharam e estimularam os jovens durante o processo de formação;  dos membros de todas as outras pastorais envolvidos e a todos que também, de alguma forma, colaboraram para o desenvolvimento do processo catequético dos crismandos.

Ao final, o Cônego José Douglas Baroni desejou aos crismados uma vida nova, com o impulso do Espírito Santo e agradeceu a todos os pais, mães, padrinhos, madrinhas, pelo empenho na missão, bem como todos os catequistas da Paróquia, os quais foram abraçados pessoalmente.