Posse canônica do novo pároco de Lambari

WhatsApp Image 2019-02-07 at 23.11.36 1No último dia 29 de janeiro, às 19h, a comunidade paroquial lambariense se reuniu na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde para a celebração da Santa Missa com posse canônica de Pe. Carlos Henrique Machado de Paiva, seu novo pároco.

Foi marcante a presença de muitos fiéis vindos também de inúmeras paróquias da Diocese da Campanha, bem como a dos familiares de Pe. Carlos, que compartilharam da alegria desta importante celebração.

A solene celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz, na presença de muitos sacerdotes da Diocese da Campanha e também da Arquidiocese de Pouso Alegre.

Alguns momentos específicos, próprios das cerimônias de posse, marcaram a celebração. Ainda no início da Santa Missa, Pe. Carlos professou sua fé rezando diante do bispo diocesano e dos sacerdotes, selando seu compromisso de pastor junto ao rebanho que agora lhe fora confiado. Após a homilia, ritos de suma importância foram realizados. Dom Pedro entregou a Pe. Carlos a sédia presidencial, de onde presidirá muitas celebrações, sob o olhar terno da Senhora da Saúde. Acompanhado por Dom Pedro, Pe. Carlos se dirigiu à capela do Santíssimo Sacramento, onde recebeu a chave do sacrário, lugar de honra, de onde emanará toda força necessária para exercer seu ministério sacerdotal. Logo em seguida, foi até o confessionário, também acompanhado por Dom Pedro, lugar onde realizará confissões, que proporcionarão aos fiéis a reconciliação com o Senhor. Em seguida, dirigiram-se até o batistério, lugar onde, celebrando o sacramento do batismo, Pe. Carlos será responsável por introduzir muitos na caminhada da Igreja. Daí, foram até a torre da Igreja Matriz, onde tocou o sino. Os sinos convidam os fiéis ao encontro com o Senhor e com a comunidade. O ato de tocar o sino nos recorda que o pároco é responsável por esse convite até a Casa do Pai. A assembleia acompanhou atenta estes ritos, enquanto era entoado o solene canto do Veni Creator Spiritus entre cada momento.

A celebração seguiu com a liturgia eucarística, chegando aos ritos da comunhão. Ao final, foram dirigidas a Pe. Carlos, em nome de toda a comunidade, palavras que expressam o desejo de um bom pastoreio. E a Dom Pedro, palavras de agradecimento pela presença em uma celebração tão grandiosa e importante para a história da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde.

O povo das águas virtuosas acolheu de braços abertos seu novo pároco, na certeza de que o bom Deus o enviou sabendo que o rebanho necessita dos cuidados daquele que busca, com afinco, conhecer suas necessidades.

Pastoral da Comunicação

Paróquia de Nossa Senhora da Saúde - Lambari/MG