DOM PEDRO CUNHA CRUZ REALIZA CRISMA EM CAMPANHA “FAZER VALER A UNÇÃO DESTA NOITE”

WhatsApp Image 2018-11-07 at 17.14.25Na noite de quinta-feira, dia primeiro de novembro, o bispo diocesano, D. Pedro Cunha Cruz, crismou 120 adolescentes e jovens na paróquia Santo Antônio, Sé diocesana da Campanha. Concelebraram o pároco, pe. Luzair Coelho de Abreu e o reitor do Seminário propedêutico São Pio X, pe. Wendel de Oliveira Rezende. A comunidade campanhense estava presente, acolhendo os novos jovens que disseram seu sim à Igreja.

A noite de quinta-feira

A noite de quinta-feira foi especial para a comunidade campanhense. 120 adolescentes e jovens das diversas comunidades da paróquia decidiram confirmar a fé cristã que receberam no batismo. Familiares, padrinhos e madrinhas estiveram presentes, ocupando toda nave e corredores laterais da catedral. A Crisma é sacramento de adultos, de pessoas responsáveis, que querem renovar sua fé em Cristo, participar da vida da comunidade e realizar serviços em favor dos irmãos, em vista da construção do Reino de Deus.

Dom Pedro, pastor visível de nossa Igreja particular, transmitiu aos crismados o Espírito Santo com a imposição das mãos e a unção com óleo de oliveira. A unção crismal reveste o jovem da força do Espírito para sermos testemunhas do Cristo ressuscitado.

Logo no início da celebração, em sua saudação inicial, dom Pedro saudou os 11 catequistas que se dedicaram à missão de preparar os jovens para o sacramento. Além da comunidade central, foram crismados jovens das comunidades N. Sra. do Rosário, Santa Terezinha, São Sebastião, São Cristóvão, São Francisco, N. Sra. Rainha da Paz e Sta. Cruz (Campo Grande).

A homilia episcopal

Em sua homilia, Dom Pedro iniciou lembrando que o primeiro catequista da paróquia é o pároco, responsável por toda a formação da paróquia. Em seu diálogo com os adolescentes e jovens, o bispo destacou a importância da unção:

“Eu queria explorar um pouquinho a imagem da unção que é própria do Sacramento mas também muito antiga. Dentro do próprio Antigo Testamento, nós encontramos muitos momentos de unção seja esta a unção do sacerdote Aarão, seja esta a unção do Rei Davi que foi escolhido, como diz o Salmo 88: ‘escolhi Davi meu servo; ungi com meu óleo santo; consagrei-o com meu óleo para que ele pudesse realizar a missão’ que o próprio Deus estava dando para ele. Vemos isso também com os profetas que foram ungidos para poder realizar a missão de proclamar a palavra de Deus, um sinal e memória da própria Palavra no meio do povo.”

“Há uma relação entre unção e alegria como bem diz o Papa Francisco. Nós temos que viver e anunciar o evangelho da alegria: nós fomos ungidos para anunciar a Boa Nova do Reino”

“O Espírito, a unção, está sempre ligado a uma função. Deus unge porque ele sempre quer alguma coisa, como ele quis desses diversos personagens do Antigo Testamento a partir da unção”

“Deus quer, a partir da unção, alguma coisa de nós. Quer nos tirar de uma certa zona de conforto e nos enviar em missão”

Rito Sacramental

Logo após a homilia, procederam-se às ações simbólicas próprias do sacramento da crisma: o acendimento das velas com a renovação das promessas batismais, a imposição de mãos, quando o bispo e os sacerdotes fazem a invocação do Espírito Santo; e a unção crismal. Na unção do crisma, o jovem é investido, autorizado e consagrado para uma missão: a missão de Jesus Cristo. Por isso, recebe a força, o poder do Espírito Santo. O bispo unge a fronte de cada um dos crismandos traçando o sinal da cruz, dizendo: “Recebe por este sinal o Espírito Santo, Dom de Deus!”

Homenagem ao bispo

Ao final da celebração, dois crismados, Isadora e Gabriel, dirigiram palavras de agradecimento ao bispo, ressaltando a importância da figura do pastor que o bispo representa.

Instituição de Ministros da Comunhão

Na celebração de crisma, foram instituídas três Ministras da Comunhão: Maria Isabel, Elisabeth e Marlene. Elas irão atuar nas diversas comunidades da paróquia, levando Eucaristia aos enfermos e auxiliando na distribuição da comunhão durante as missas.

Texto: Flávio Maia Custódio

Fotos: Bruno Henrique