Encontro Funcionários da Forania Nossa Senhora das Fontes

27746466 1693913207296921 23659612 o

Cuidando dos cuidadores

Celebrando o Ano do Laicato, Diocese promove encontro entre funcionários paroquiais.

A Igreja no Brasil, através da CNBB, desde a festa de Cristo Rei de 2017, está promovendo o Ano do Laicato. Neste ano a Igreja quer aprofundar a identidade, a vocação, a espiritualidade e a missão dos fiéis leigos. Para alcançar este propósito, entre outros eventos já previstos, a Diocese de Campanha está promovendo, em todas as foranias, o Encontro de Funcionários das Paróquias. Terça-feira, dia 30 de janeiro, foi a vez da Forania Nossa Senhora das Fontes se reunir no Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores, bem no coração da Diocese.

Composta por dez paróquias, a Forania nossa Senhora das Fontes conseguiu  reunir sessenta e quatro funcionários nesta primeira reunião. Além dos funcionários paroquiais, também estavam presentes os funcionários que auxiliam a Mitra Diocesana, a Cúria, o Palácio Episcopal e os Seminários Propedêutico e de Filosofia. O evento despertou o entrosamento nestes funcionários que, embora vivam diferentes realidades paroquiais, desempenham praticamente a mesma função: secretários (as) Auxilares administrativos, sacristãos (ãs) e auxiliares domésticos (as).

O Encontro teve início com acolhida de todos os participantes, realizada pelo Vigário Forâneo pe. Marcos Menezes Thomaz, da paróquia de Nossa Senhora da Saúde em Lambari. Logo em seguida foi realizada a oração na Capela do Seminário, depois de renovar as promessas batismais, os participantes foram convidados pelo pe. Jean Poul a rezar juntos a Oração do Ano do Laicato. Ainda fazendo parte deste momento inicial, a Secretária de Pastoral Diocesana Mirian, através de dinâmicas de entrosamento, fez com que os participantes se tornassem mais próximos.

O dia também foi marcado por formação. Pe. Jean Steferson despertou os participantes para a importância do Ano do Laicato, falando sobre a necessidade de se formar comunidades acolhedoras, principalmente através do serviço que cada um exerce em sua paróquia. Na parte da tarde a formação aconteceu em três oficinas diferentes: para os sacristãos, ministrada pelo Pe. Daniel Menezes (Carmo da Cachoeira); para os secretários (as) e auxiliares Administrativos, ministrada por Pe. Edson Penha (Conceição do Rio Verde) e Angélica; e oficina para os auxiliares domésticos, ministrada por Pe Carlos Henrique (Cordislândia) e Pe. Ednaldo Barbosa (Três Pontas/ Nepomuceno). Os participantes foram unânimes em elogiar a iniciativa da Diocese e o empenho com que o Encontro está sendo realizado.

Para encerrar o dia aconteceu a Celebração da Santa Missa, onde se ressaltou a importância da Fé em Jesus Cristo para qualquer serviço que se queira assumir dento da Sua Igreja. Restam ainda quatro outras foranias para realizar o Encontro, mas com certeza a iniciativa, que foi bem recebida pelas já realizadas, vai produzir bons frutos para a caminhada do povo de Deus. Cada participante saiu dali com o firme propósito de ser “Sal da Terra e Luz do Mundo” como nos ordena o próprio Senhor!

Pe. Marcos Menezes Thomaz – Vigário Forâneo