Bispo Dom Pedro Cunha Cruz, se fez presente na Paróquia N.Sra. do Rosário em Varginha (MG). Proferindo uma Palestra sobre a “Iniciação à Vida Cristã”.

05Esteve presente em nossa Paróquia Dom Pedro Cunha Cruz nosso Bispo e Pastor, no dia 23 de maio. Proferiu-nos uma palestra sobre “Iniciação à Vida Cristã”, tema este recentemente discutido na 55ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil em Aparecida. Fomos agraciados por ser a primeira Paróquia, onde Dom Pedro partilhou através desta palestra as expectativas e projetos para nossa Igreja. Como segue um resumo de sua fala: “A Iniciação à Vida Cristã é um processo de crescimento na fé de forma gradual e permanente, que acontece numa comunidade eclesial. A Iniciação à Vida Cristã visa transformar a fé inicial em uma fé progressivamente adulta, cada vez mais convicta e comprometida” (DAp 277). No processo do amadurecimento, vai se fortalecendo o encontro pessoal com Jesus e com o Evangelho de maneira mais intensa, através de uma experiência fascinante, que leve a uma adesão, comunhão e intimidade plena com Cristo, caminho, verdade e vida. (Jo 14, 6) “A Iniciação à Vida Cristã tem como inspiração o catecumenato que não se limita à celebração dos sacramentos, mas a um progressivo mergulhar no mistério, dando valor a tempos, etapas com suas celebrações, símbolos, ritos e bênçãos.” Dom Pedro fez com que refletíssemos como um caminho até chegar a Cristo vejamos:

Um caminho a percorrer

1º TEMPO / QUERIGMA: Anúncio de Jesus Cristo (Pré- Catecumenato)

2º TEMPO / CATEQUESE: Aprofundamento da fé (Catecumenato)

3º TEMPO / CELEBRAÇÃO: Celebrações de entrega no decorrer do processo (Quaresma) e no período Pascal a celebração dos sacramentos (iluminação e purificação)

4º TEMPO / MISTAGOGIA: Aprofundamento dos Mistérios recebidos (Mistagogia)

No entanto, Dom Pedro encerrou sua Palestra alertando-nos da urgência e a preocupação da Igreja em acompanhar e dar prioridade a Iniciação à Vida Cristã que desperta e amadurece a fé inicial, educa a pessoa como verdadeira discípula de Cristo. Como características do discipulado são indicadas: “Que Cristo seja o centro da pessoa, através de um constante encontro, tenha espírito de oração, seja amante da Palavra, participante da Eucaristia, inserido na comunidade eclesial e social e tenha um coração missionário.” (DAp 292) A Iniciação à Vida Cristã não pode ser uma catequese ocasional, em vista apenas dos sacramentos, mas implica em um itinerário de fé permanente. É preciso superar uma fé individualista, intimista e desencarnada, própria do nosso tempo. Para viver a Vida Cristã autêntica, precisamos participar da vida de Comunidade, atendendo ao chamado de Cristo, para sermos anunciadores da Boa Nova em nossa sociedade.

Agradecemos a disponibilidade de Dom Pedro, em vir ao encontro de seu rebanho. Ele encerrou sua fala e o Pároco Padre Vitor agradeceu ao Bispo em nome de todos os paroquianos que se fizeram presente. Ficamos no aguardo de uma nova oportunidade.

Pe. Vitor Martins Ribeiro,scj

Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Varginha (MG)