FORANIA EM CRISTINA

foto3A Diocese da Campanha publicou, recentemente, seu Plano Diocesano de Pastoral de Conjunto para os próximos cinco anos. Fruto de intenso trabalho de preparação desde a base, o PDPC é o resultado dos anseios de padres e leigos, orientados por D. Pedro Cruz. O plano reflete claramente as diretrizes que norteiam a missão da Igreja no Brasil e no mundo: sair em missão, ir ao encontro de todos aqueles que se encontram nas periferias da dignidade humana.

Uma das estratégias sugeridas para que o PDPC fosse conhecido por toda a diocese foi a de fazer encontros nas foranias, envolvendo os padres e alguns leigos de cada paróquia, que multiplicariam depois as decisões estabelecidas. Sob a supervisão do GRADI (Grupo de Assessoria Diocesana), essas reuniões aconteceram desde agosto.

No último dia 15 de outubro, na parte da manhã, a Forania Nossa Senhora dos Campos esteve reunida em Cristina. Após a oração inicial, Padre Rogério Ferreira apresentou os tópicos principais do Plano. Em seguida, os representantes das paróquias de Carmo de Minas, Conceição das Pedras, Cristina, Itamonte, Itanhandu, Passa Quatro, Pouso Alto, Santana do Capivari e São Sebastião do Rio Verde debateram, em grupos, três questões acerca dos questionamentos e sugestões para aplicação do plano.

Os participantes acolheram com alegria o novo PDPC, salientando o desafio de sua implantação, diante da diversidade e da grande extensão geográfica da Diocese. Para superar essas dificuldades, o Plano deverá agora ser dissecado em cada comunidade, sob orientação constante e segura de cada pastor, a fim de que possa sair do papel e atingir a todos.

Finalizando os trabalhos, a Paróquia de Cristina ofereceu um delicioso almoço aos presentes, que retornaram às comunidades de origem animados a colocar o PDPC em prática. Ao Pe. Cesar Musa, o agradecimento da equipe do GRADI pela acolhida.