Missa em Memória do Beato Padre Victor - Forania Nossa Senhora dos Campos

795Na manhã do sábado, dia 24 de setembro de 2016, na Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda, em Três Pontas-MG, a missa das 07h foi celebrada com a presença da Forania Nossa Senhora dos Campos. A celebração foi presidida pelo vigário forâneo, Pe. José Roberto de Souza, pároco da Paróquia do Mártir São Sebastião, em Varginha. A missa contou com a presença de vários padres e com dois diáconos. Estavam, também, presentes diversos seminaristas do Propedêutico, da Filosofia e da Teologia de nossa Diocese. E teve grande participação de representantes das comunidades da forania. Foi um momento muito importante de fé e devoção ao nosso Beato Padre Victor. Abaixo apresentamos a homilia que foi proferida na celebração.

A vida de Padre Victor: testemunho da misericórdia

O Beato Padre Victor demonstrou ser um homem de profunda sabedoria, humildade e fé. Sua vida comprova o quanto ele foi misericordioso para com todos, tanto nas necessidades corporais quanto nas espirituais. Foi um verdadeiro mestre na escuta do outro, pois não ensinou “da boca para fora”, mas mudou a vida de muitas pessoas ao cumprir a vontade de Deus. Exemplos disso são as inúmeras obras de caridade que ele desenvolveu na cidade. Na sua casa, o pároco de Três Pontas recebia os que procuravam sua ajuda, moradores do local ou forasteiros. Todos eram pessoas com sede de Deus!

Ao longo de todo o seu ministério, Padre Victor se mostrou um grande instrutor na fé, um homem repleto de sabedoria. Preocupado com o bem das crianças de Três Pontas e região, fundou o Colégio Sagrada Família, que logo se destacou pela qualidade da educação que oferecia, não apenas preocupada com o conhecimento dos livros, mas com a formação de pessoas dignas. Ali, por alguns anos, nosso primeiro bispo diocesano, Dom João de Almeida Ferrão, lecionou denodadamente a língua francesa. E na mesma instituição fundou uma banda musical, a fim de aprimorar os dotes artísticos dos alunos e apontar-lhes, talvez, uma profissão que lhes garantisse sustento e progresso.

O título de “Apóstolo da Caridade” dado ao Beato Padre Victor resume todo o exercício do seu ministério. Ele sempre foi atento aos mais necessitados e doou a sua vida pela causa dos mais excluídos de sua época. Não poupou esforços e não desanimou frente às tantas dificuldades que encontrava pelo caminho. Sua vida foi uma total entrega a Jesus, uma vida doada para a edificação do Reino de Deus. Os relatos sobre a sua vida e ministério confirmam o quanto ele se esforçava para ser um sacerdote segundo o coração de Cristo, repleto de misericórdia. Fiel aos conselhos evangélicos, despojou-se de qualquer tipo de luxo e de bens materiais que a sua posição de clérigo poderia oferecer-lhe  naquela época. Sempre esteve preocupado com as ovelhas do rebanho a ele confiado pelo Senhor, sobretudo com aquelas que se desviavam do caminho de Jesus. Foi, de fato, um “padre do confessionário” e trazia no rosto a alegria de quem, antes de perdoar, havia feito uma profunda experiência de encontro e perdão com Jesus. Em tudo buscou amar e servir, nada além disso.

Dentre vários fatos na vida do Beato Padre Victor, o encontro e acolhimento de um jovem leproso mostra-nos o quanto a sua consciência e seus afetos eram de misericórdia.

Conta-se que um dia o venerando padre estava andando pela matriz e viu alguém sentado no fundo da igreja tal qual o mísero publicano do evangelho. Ao chegar perto, uma voz ecoou no templo, pedindo-lhe que não se aproximasse. Padre Victor notou que não era um de seus paroquianos. A pessoa cobria-se com um véu e acrescentou que estava com lepra, mas não queria ir morar no leprosário. Ouvira a boa fama do pároco de Três Pontas e resolveu procurá-lo para lhe pedir ajuda. O padre continuou a conversar. Quando o pobre retirou o véu, Padre Victor se deparou com um jovem. O sacerdote olhou-o e sentiu compaixão. Levou para morar consigo. Todas as tardes, o bondoso padre levava aos aposentos do jovem os alimentos necessários para a refeição. Neste tempo, ele o ensinou a ler e escrever, bem como a fazer as orações próprias do cristão e, acima de tudo, mostrou-lhe que a esperança vence todas as dificuldades.

Num tempo marcado pelo horror da doença da lepra, o Beato Padre Victor colocou em prática os valores evangélicos, soube ser humilde e acolher o jovem naquele momento difícil da vida. Enquanto a sociedade  olhava aquele chagado doente com os olhos da exclusão, padre Victor olhou com compaixão e amou aquele jovem. Quanto podemos aprender com esse testemunho!

Desde a sua infância pobre, em Campanha, depois nos anos de estudo no seminário em Mariana e, principalmente, no exercício do seu ministério, em Três Pontas, o virtuoso padre se descobriu amado por Deus, contemplou-o, sobretudo, na virtude da misericórdia. Por isso, fez questão de estender os favores da misericórdia divina a tantas pessoas com as quais conviveu e aos tantos outros que a ele recorrem ainda hoje com suas orações.

Hoje, também nós somos chamados a ser testemunhas da misericórdia, a exemplo do Beato Padre Victor. Em um mundo marcado por tantos desencontros, temos diante de nós a missão de ser luz na vida dos nossos irmãos e irmãs.

Ó Beato Padre Victor, nós aqui estamos para pedir a vossa intercessão, vós que fostes um sinal luminoso da misericórdia de Deus para tantas pessoas, ajudai-nos hoje a ser instrumentos nas mãos do Pai como agentes da sua misericórdia na vida de nossos irmãos! Amém!

Texto por Pe. Jose Roberto de Souza