PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO EM ALAGOA CELEBRA O RITO DE SAGRAÇÃO DO ALTAR DA IGREJA MATRIZ

Alagoa 5Dia 29 de abril de 2018, foi uma data muito especial para todos os católicos de Alagoa, MG, recebemos com muita alegria Dom Pedro Cunha Cruz, Bispo da nossa Diocese de Campanha para presidir a celebração de dedicação e sagração do novo altar da Igreja Matriz. O rito de sagração envolve a aspersão, a unção, a incensação, o revestimento e a iluminação do altar.

Primeiramente, o altar foi todo ungido com o Óleo do Crisma pelas próprias mãos do Bispo. Em seguida, foi realizada a incensação do altar. A queima do incenso significa o sacrifício de Cristo e também é utilizada para expressar que o sacrifício da Igreja e as orações dos fiéis chegam até Deus.

Depois, ocorreu o revestimento do altar, indicando que aquele local é altar do sacrifício e, ao mesmo tempo, a mesa do Senhor, onde são celebradas a morte e ressurreição de Cristo. Por fim, o altar foi iluminado, lembrando-nos que Cristo é “a luz para a revelação aos povos”. Após a missa antes da benção final, Pe. Enderson convidou o Sr. Francisco Humberto de Souza Barros, vice-prefeito municipal, para dar as boas vindas, em nome da Prefeitura Municipal de Alagoa (MG) e de todos os alagoenses, ao nosso querido Bispo Dom Pedro. Em seguida teve o agradecimento ao grande doador da torre da Igreja Matriz, senhor Landulfo e sua esposa, senhora Inês. O casal recebeu das mãos do Sr. Bispo uma linda imagem de Nossa Senhora da Conceição e uma benção especial.

A celebração foi linda, um momento histórico para a Igreja Católica de Alagoa que agradece especialmente a Dom Pedro, ao padre Guilherme da Costa Vilela Gouvêa que cuidou do cerimonial e observância dos ritos litúrgicos, aos demais envolvidos na celebração e a toda comunidade alagoense que participou da Santa Missa.

Secretaria Paroquial