Solenidade de Nossa Senhora da Conceição – Pouso Alto – MG

NOVENA IMC - PA 2017 413Na sexta-feira dia 08, celebrou a Festa da Imaculada Conceição de Maria, que nos conduz nesta caminhada como discípulos e missionários de Jesus. Foi um grande momento de fé e esperança do povo de Pouso Alto, como também dos visitantes que por aqui passaram para celebrar a Eucaristia, e suplicar a proteção de Maria.

Foram nove dias de graças, e foi enriquecida com a presença dos padres da Forania de Nossa Senhora Aparecida, que trouxeram pela devoção a Maria uma mensagem de esperança, e assim despertando a todos para a missão de batizado. Na festa contamos com a presença de Dom Pedro Cunha Cruz, que exortou os fiéis para a importância da fé, mas também, devemos com Maria assumir um compromisso com vigor missionário.

São muitos os motivos desta festa na vida do povo, o reconhecimento da presença de Maria, que nos ama, proteja e ampara nesta caminhada. Desde de janeiro a comunidade rural e urbana vem realizando uma peregrinação com a imagem de nossa Senhora Aparecida nas famílias. Assim, puderam se preparar para este grande momento. Este ano foi de muitas graças, celebramos 100 anos de Fátima, e 300 anos do encontro da imagem de Maria nas Águas do Paraíba. Com muita alegria, o povo cantou, vibrou, mas também despertou um sentimento de comunhão, não só na celebração Eucarística, como nas doações do quilo em prol do Asilo.

Neste ano Mariano, o povo foi agraciado com a visita da Imagem de Maria, Mãe de Deus e nossa. Muitas bênçãos e graças derramadas sobre as famílias que acolheram com tanto carinho e orações. Com essa peregrinação de fé, esperança, houve um amadurecimento na caminhada, despertando um compromisso mais presente na comunidade.

Com Maria, todos os cristãos e cristãs foram exortados para viver uma fé viva na comunidade, capaz de responder o seu Batismo, neste Ano Nacional do Laicato, não só despertando para um comprometimento mais verdadeiro, como também se colocando a serviço uns dos outros. A solidariedade de Maria com sua prima Isabel, como nos relata Lucas (1,42), aqui está a maior manifestação de amor de Deus para com a humanidade no gesto de Maria que sobe as montanhas para ir servir. No encontro de Maria com Isabel foi revelada a Misericórdia de Deus que sempre contará com a nossa participação no projeto salvífico. Com fé, e confiante na intercessão de Maria, assumimos a missão de irmos ao encontro do outro. Grata, Isabel proclama “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do seu ventre” (Lc 1,42). Com Maria, vamos celebrar o ano do leigos e leigas cristãos na Igreja e na sociedade, preparando para celebrar os 270 anos de história da Paróquia em dezembro de 2018.

Pe. José Paterno da Silva