FESTA DA BEATA NHÁ CHICA 2017

IMG 2721Como Nhá Chica, Cristãos ao modo de Maria

Na Beatificação de Francisca de Paula de Jesus, Nhá Chica, no ano de 2013, o Papa Francisco determinou que a nova Beata fosse celebrada no dia 14 de junho, legitimando assim o costume dos fiéis de guardar o dia da passagem de Nhá Chica do tempo para a eternidade.  Neste ano de 2017 a festa litúrgica foi precedida por uma novena e sucedida pela Festa dos Romeiros da “Santinha de Baependi”.

Na novena preparatória para a festa os devotos meditaram os principais aspectos da vida de Nhá Chica: amor a Deus e ao próximo, amor a Igreja, abertura a ação do Espírito Santo, fé viva, devoção à agonia e paixão de Cristo, acolhida, escuta e conselho, humildade e consagração a Nossa Senhora. Iluminados pelo Ano Nacional Mariano, todos esses aspectos foram meditados ao modo de Maria, grande Mestra e Mãe que conduziu a Beata Nhá Chica no Caminho da Santidade. A Novena foi presidida pelos bispos: Dom Diamantino, Dom Waldemar, Dom Joércio, Dom Nelson, Dom Tomé, Dom Darci, Dom Guilherme, Dom José Majella e Dom José Lanza.

Na Festa de Nhá Chica milhares de devotos e devotas acorreram à igreja da Conceição e a concelebração principal foi presidida por nosso bispo diocesano Dom Pedro Cunha Cruz. A Festa dos Romeiros se estendeu até o dia 18 de junho, marcada por várias atividades sociais e religiosas. Louvamos e bendizemos ao Deus Criador e Pai, que oculta as maravilhas do Reino aos sábios e entendidos e se revela aos pobres e humildes, pela vida, intercessão e exemplo de Nhá Chica.

Reitoria da igreja de Nossa da Conceição da Beata Nhá Chica