Encontrão do Terço dos Homens São José na Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Alagoa -MG

foto2Maravilhoso foi o encontro do Terço dos Homens ocorrido dia 19/03/2017 (dia de São José), na Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Alagoa. Maravilhoso ver homens e mulheres testemunhando, com muita alegria, sua fé. Vieram 450 pessoas de várias  cidades igreja lotada, cheia de alegria e fervor.

Nos dias de hoje, em que nossa fé é testada diante de tantos acontecimentos ruins, no Brasil e no mundo, que vivemos mais que uma crise financeira, uma crise moral, somos chamados a alimentar e fortalecer essa fé, através da vida de oração, buscando forças nos sacramentos, buscando intimidade com DEUS.

O movimento do Terço do Homens vem resgatar a importância da participação do homem na vida da Igreja.

Homem de fé é aquele que, consciente de sua liberdade, adere com absoluta confiança os planos de DEUS; Que espera em DEUS mesmo diante da adversidade, pois sabe que DEUS o ama. É o homem que vive segundo o coração de DEUS, que diz seu sim, a exemplo de São José, que “ao despertar, fez o que o Anjo do SENHOR lhe tinha ordenado”.

São Jose foi o zeloso guardião de Jesus, esposo atento e fiel a Maria e exerceu a autoridade familiar segundo os planos de DEUS. Exemplo para todos os homens, busquemos imitar as suas virtudes. Fomos de um extremo a outro, não muitos anos atrás, os homens tinham uma figura autoritária, eram somente procriadores e provedores da família, hoje em dia, muitos homens perderam sua autoridade, perderam a identidade paternal, não sabem o seu papel na sociedade e na família.  Por isso é preciso resgatar o modelo de homem que foi São José. Na bíblia, quando vemos a expressão que José era um homem justo, devemos ter consciência de que o termo “justo” vai muito além do conceito de justiça que temos; justo significa que José era fiel a lei e a vontade de DEUS, fiel ao próximo (“A justiça é a virtude moral que consiste na vontade constante e firme de dar a Deus e ao próximo o que lhes é devido –Catecismo da Igreja Católica  1807”). José é nosso modelo seguro de homem de fé.

Homem de fé é aquele que não tem vergonha de viver e ensinar valores, em um mundo que os valores estão deturpados.   Precisamos de homens que testemunhem sua fé, que sejam exemplos, que vivam e ensinem os mais jovens, que retomem seu verdadeiro papel na família e na sociedade.

Como foi maravilhoso nesse encontro do terço dos homens, ver que ainda temos homens de fé, homens que através dessa linda devoção, que aproxima pessoas e as torna mais íntimas de DEUS, do dão seu testemunho concreto.

Texto por Danilo Teixeira