Realização da crisma na Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Alagoa MG

crisma9Após pouco mais de um ano de preparação e dedicação, enfim chegou o grande momento para a turma de crismandos: o recebimento do sacramento da confirmação, no dia 19 de novembro. Ao todo 31 jovens e adultos foram crismados na missa das 19h30min, sob a presença marcante do Cônego José Douglas Baroni e  Pe Taquinho de nossa paróquia. Foi um momento de muita felicidade para todos os que receberam o sacramento e para suas famílias.

Celebrada em clima de instrução e aconselhamento, a missa foi participada por cerca de 500 pessoas, entre crismados e seus familiares, padrinhos, amigos.  Na nossa Paróquia os padrinhos de batismo juntamente com os pais, padrinho e madrinhas de crisma participam da procissão de entrada e da santa missa.  Desta maneira os jovens crismados também deram testemunho: “Gostei muito de ter feito a catequese, e a cerimônia foi emocionante, pois estava presente toda a minha família. Disse uma jovem.” Dos que receberam o sacramento, 3 eram adultos. E a coordenadora de catequese Ângela que é catequista conta com orgulho que a presença dos pais sempre foi grande.

Para o Cônego Baroni, o sacramento representa uma série de novas responsabilidades e funciona como um rito de passagem para a vida adulta. “É importante que tenham consciência do que significa ser católico. Não podem ser cristãos envergonhados, mas, como adultos, precisam assumir seus compromissos e professar a sua fé com autenticidade”, afirmou.

Também dirigiu umas palavras aos pais, padrinhos de batismo, padrinhos e madrinhas de crisma. “Esses jovens precisarão de vossa ajuda para crescerem na fé. Sejam verdadeiras testemunhas da fé católica para eles. Eles amam vocês, confiam em vocês. Eles não escolheram vocês de qualquer jeito. Não, eles escolheram vocês porque os tem como amigos em que acreditam.”

Já para os jovens, o Cônego exortou que a partir desta data eles podem ter certeza que o Espírito Santo habita permanentemente em seus corações, por isso, não devem ter receio de enfrentar dificuldades, pois o Espírito os fortalece.

Lembrou também o Cônego que assim como os apóstolos receberam em Pentecostes o Espírito Santo, ali, naquele momento, os jovens estavam tendo o seu Pentecostes.

Depois o Cônego ungiu cada crismando traçando em sua testa, com o Santo Óleo do Crisma, o sinal da cruz, dizendo: "Recebe por este sinal o Espírito Santo, o dom de Deus!", pois o batizado é investido, autorizado e consagrado para missão: a missão de Jesus Cristo, por isso, recebe a força e o poder do Espírito Santo.

Foi uma celebração linda, muito bem preparada.  Liturgia orante. O nosso muito obrigado ao nosso padre Taquinho que está à frente de nossa Paróquia e muito ajudou, sendo ele o primeiro catequista. Aos catequistas nossa gratidão. E a todos que ajudaram a tornar esse momento maravilhoso para nossos jovens e nossa comunidade.

Pascom.