Sacramento do Crisma

foto98Aconteceu na Paróquia São Pedro e São Paulo, na noite de ontem (28-10), a Celebração do Sacramento do Crisma. Para nós foi motivo de grande júbilo receber o nosso Pastor Diocesano Dom Pedro para confirmar na fé um grupo de jovens e adultos.

O Catecismo da Igreja Católica ensina que a Crisma, pertence, juntamente com o batismo e a Eucaristia, aos três sacramentos da iniciação cristã da Igreja Católica. Nesse sacramento, tal como ocorreu no Pentecostes, o Paráclito desceu sobre a comunidade dos discípulos, então reunida. Assim como neles, o Espírito Santo também desce em cada batizado que pede à Igreja esse dom [Espírito Santo]. Dessa forma, o sacramento encoraja o fiel e o fortalece para uma vida de testemunho de amor a Cristo.

A Confirmação é o sacramento que completa o batismo e pelo qual recebemos o dom do Espírito Santo. Quem se decide livremente por uma vida como filho de Deus e pede o Paráclito, sob o sinal da imposição das mãos e da unção do óleo do Crisma, obtém a força para testemunhar o amor e o poder do Senhor com palavras e atos. Essa pessoa agora é membro legítimo e responsável da Igreja Católica.

O significado da palavra Crisma

Chama-se Crisma (nas Igrejas Orientais: Crismação com o Santo Myron) por causa do rito essencial, que é a unção. Chama-se Confirmação, porque confirma e reforça a graça batismal. O óleo do Crisma é composto de óleo de oliveira (azeite) perfumado com resina balsâmica. Na manhã da Quinta-feira Santa, o bispo o consagra para ser utilizado no batismo, na confirmação, na ordenação dos sacerdotes e dos bispos e na consagração dos altares e dos sinos. O óleo representa a alegria, a força e a saúde. Quem é ungido com o Crisma deve difundir o bom perfume de Cristo (cf. II Cor 2,15).

O efeito da Confirmação é a efusão especial do Espírito Santo, como no Pentecostes. Tal efusão imprime, na alma, um carácter indelével e traz consigo um crescimento da graça batismal: enraíza mais profundamente na filiação divina, une mais firmemente a Cristo e a Sua Igreja, revigora na alma os dons do Espírito Santo e dá uma força especial para testemunhar a fé cristã.

Em sua sábias palavras , Dom Pedro exortou os crismando a serem corajosos e seguir sempre o caminho de Jesus e da Igreja. "A Igreja espera que vocês sejam fiéis anunciadores da Boa Nova do Evangelho", afirmou nosso Bispo. Dom Pedro enfatizou ainda a importância de cada um colocar seu talento a serviço da comunidade e que a fé não se vive fora da Igreja.

Resta-nos agradecer aos Catequistas que com tanto amor e dedicação empenharam na preparação destes jovens e adultos. A todos que participaram e que de uma forma ou de outra colaboraram.

Por fim, desejamos muita perseverança aos crismados.