Caxambu celebrou 90 anos da presença das Irmãs Filhas de Sant’Ana

foto5Num tempo em que assistimos impotentes à despedida e muitas congregações religiosas de nossas comunidades e cidades, nós da Paróquia N. Sra. dos Remédios, de Caxambu/MG, celebramos com grande alegria esta data tão significativa: 90 anos da chegada das Irmãs Filhas de Sant’Ana à nossa cidade.

As Filhas de Sant’Ana chegaram a Caxambu no dia 05 de julho de 1926, a convite do então pároco, Mons. José João de Deus, fundador da Casa de Caridade São Vicente de Paulo.

As irmãs prestaram muitos serviços aos pobres e enfermos, tanto na Casa de Caridade São Vicente de Paulo quanto a domicílio e no ensino religioso as crianças internas do Patronato Agrícola Wenceslau Braz (popularmente conhecido como Fundação).

Durante a revolução, de 1930 e 1934, as irmãs prestaram precioso serviço aos combatentes e aos enfermos que ali chegavam, ajudadas pelos sacerdotes no serviço espiritual. Depois da morte do fundador da Casa de Caridade São Vicente de Paulo, em 1940, a obra atravessou serias dificuldades financeiras. Foi reinaugurada em 1961. Dentre os vários pavilhões que ali existiam, as irmãs prestavam serviços na maternidade, onde serviam e cuidavam com amor das gestantes e bebês, em outro pavilhão cuidavam dos casos de moléstias contagiosas oferecendo presença materna e competente, além do bloco cirúrgico, clínica pediátrica, obstétrica e na administração.

Em 1995, a Ir. Ana Francisca de Oliveira com duas leigas reforçaram a colaboração com a diretoria do hospital e formaram a Pastoral da Saúde, dando início ao Seminário da Saúde, que acontece todos os anos e atinge toda a diocese.

Atualmente a Comunidade religiosa é formada pelas irmãs Ana Francisca da Costa, que atua na Pastoral da Saúde e Ana Gilza de Castro Maciel, que trabalha na enfermagem do hospital.

A missa solene foi co-celebrada às 19h, na Igreja Matriz, pelo Pe. Aylton Marcos, vigário paroquial e presidida pelo nosso pároco, que na homilia salientou a cura operada por Jesus () como sinal da presença do Reino de Deus e comparou o serviço prestado pelas irmãs em prol do bem-estar físico, psíquico, emocional e espiritual das pessoas como um sinal atual da presença do Reino entre nós, em nossa cidade que, por graça divina, goza da atualmente da presença de 20 religiosas (13 Monjas Beneditinas, 5 Filhas da Caridade e 2 Filhas de Sant’Ana). Na oportunidade, Pe. Jean Poul reforçou a nossa responsabilidade em cuidar dessas pessoas tão caras à nossa paróquia, uma vez que escolheram responder ao chamado de Deus consagrando-se como sinais vivos do Reino de Deus, e citando o evangelho que dizia «pedi ao dono da messe que envie operários à sua messe» (), conscientizou-nos do nosso dever de rezar pelas vocações religiosas se queremos que estas comunidades continuem a viver entre nós.

PASCOM - Caxambu