ENCONTRO DOS FUNCIONÁRIOS DAS PARÓQUIAS DA FORANIA BEATA NHÁ CHICA ACONTECE EM CAXAMBU

Forania Nha Chica 1Dando continuidade ao projeto da Coordenação Diocesana de Pastoral, em conjunto com as Pastorais Presbiteral e Litúrgica, o Encontro com o(a)s Funcionário(a)s das Paróquias no Ano do Laicato aconteceu hoje, dia 13 de março, na Igreja de Santa Rita, em Caxambu, com a Forania Beata Nhá Chica, presentes cerca de quarenta e cinco pessoas.

Seguindo a programação predeterminada, o encontro teve início com a oração específica para o Ano do Laicato, dirigida pelo Pe. Jean Poul, Coordenador de Pastoral e ato contínuo, os funcionários foram convidados a se reunirem no adro da Igreja, onde a Secretária Diocesana de Pastoral, Mirian, conduziu uma dinâmica motivacional, lembrando da importância de cada um, no âmbito pessoal e profissional. Com um número menor de participantes, todos puderam se expressar, dizendo seu nome, sua cidade, paróquia e função, propiciando assim, conhecer aqueles que muitas vezes mantemos contato apenas por telefone ou e-mails.

Ausente o Pe. Jean Steferson, um dos idealizadores do projeto, o Pe. Jean Poul prosseguiu com um rápido olhar sobre o documento 105 da CNBB, “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade: Sal da terra e luz do mundo (cf. Mt 5,13-14)” e uma fala específica para os funcionários, a partir do livro “Atendimento Paroquial – Guia prático para Secretário(a)s/ padres e demais agentes de pastoral na gestão de pessoas” de José Carlos Pereira – Ed. Vozes.

O objetivo do projeto é capacitar os funcionários, sendo eles os leigos mais próximos do padre no exercício do ministério, a fim de que tenhamos paróquias mais eficientes, visto que são profissionais e mais acolhedoras, porque são também discípulos e missionários.

Na parte da tarde, aconteceram três oficinas, sendo 1) Administração, com a presença do Ecônomo, Pe. Edson Oliveira Penha, Angélica e Lidiane – funcionárias da Mitra; 2) Igreja e Sacristia, com Pe. Daniel Menezes e 3) Casa Paroquial, com Pe. Carlos Henrique Paiva.

Todos foram orientados a preencher uma avaliação do encontro, dizendo o que foi bom, o que precisa melhorar e suas observações. A grande expectativa agora, é a Romaria que será realizada no dia 19 de agosto até o Santuário da Beata Nhá Chica, em Baependi, um dia de cultivo da espiritualidade dos funcionários e suas famílias.

O Vigário Forâneo, Pe. Aloisio Gustavo presidiu a missa de encerramento e todos retornaram para suas cidades e paróquias alimentados pela Palavra, fortalecidos pelos laços criados e agradecidos pela oportunidade de crescimento.

Secretaria Diocesana de Pastoral