Desafios e conjuntura da Assembleia Eclesial são refletidos no primeiro dia da Assembleia CONSER Leste 2

070622-6nBBub1zaIhfqTeve início na segunda-feira (6), em Belo Horizonte (MG), a Assembleia CONSER Leste 2. Os trabalhos seguirão até próximo dia 9, quinta-feira, e contarão com momentos de apresentação e reflexão sobre a temática “Assembleia eclesial, conjuntura eclesial e sinodalidade: uma interlocução”.

A abertura do evento foi realizada pela presidência do Regional: Dom José Carlos de Souza Campos, presidente e bispo da Diocese de Divinópolis (MG); Dom Esmeraldo Barreto de Farias, vice-presidente e bispo da Diocese de Araçuaí (MG); Dom Geovane Luís da Silva, secretário e bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) e pelo secretário executivo, Pe. Rodrigo Souza da Silva.

O encontro, com a participação de (Arce)bispos, coordenadores diocesanos de Pastoral, representantes dos presbíteros, coordenadores(as) regionais de Pastorais, Organismos e Movimentos de todo o Estado de Minas Gerais, reúne 110 pessoas na Casa de Retiros São José.

Assessorias

A primeira assessoria da Assembleia ocorreu na manhã de terça-feira (7), com exposições feitas pela Irmã Valéria Andrade Leal, Assessora Nacional da Pastoral para Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ela propôs que os participantes refletissem sobre os 12 Desafios Pastorais da Igreja da América Eclesial da América Latina e do Caribe.

No período da tarde, Pe. Boris Agustín Nef Ulloa, do Clero da Arquidiocese de São Paulo (SP) e Doutor em Teologia Bíblica, complementará a exposição, realizada pela manhã, ao apresentar uma análise de conjuntura eclesial.

Celebração Eucarística

As atividades do primeiro dia de Assembleia CONSER Leste 2 se iniciaram com uma Celebração Eucarística celebrada por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da CNBB e Arcebispo da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG), e concelebrada por Dom José Lanza Neto, bispo da Diocese de Guaxupé (MG) e Dom José Aristeu Vieira, bispo da Diocese de Luz (MG).

Durante o momento, Dom Walmor relembrou da oportunidade de reacender em nossos corações o compromisso de vivenciarmos a intimidade com o Senhor e sermos discípulos e discípulas missionários de Jesus Cristo.

Acesse as fotos aqui

CNBB Regional Leste 2