ORDENAÇÃO DA PRIMEIRA TURMA DE DIÁCONOS PERMANENTES FORMADOS PELA ESCOLA DIACONAL

capaA Diocese da Campanha – Minas Gerais – esteve em festa neste último sábado dia 22 de janeiro. Às 9h, na Catedral de Santo Antônio, presidida pelo bispo Dom Pedro Cunha Cruz, houve a Primeira Ordenação dos Diáconos Permanentes formados na Diocese, pela Escola Diaconal São Lourenço Mártir. A ordenação dos 15 senhores é a concretização do propósito feito na última Assembleia Diocesana de Pastoral, de implantar o Diaconado Permanente na Igreja da Campanha. Isso se deu em continuidade ao resgate feito pelo Vaticano II, da possibilidade de oferecer este sacramento aos homens, casados ou não, levando-os a participar do primeiro grau da Ordem.

Pela imposição das mãos do bispo e pela oração da fervorosa Igreja ali reunida, eles foram consagrados para o serviço da Liturgia, quando irão presidir matrimônios, batizados, celebrações da Palavra, exéquias e bênçãos em geral. Irão ainda servir na dimensão da Palavra, com catequeses e momentos de formação, transmitindo o que estudaram. Também irão animar as pastorais e os movimentos sociais em suas paróquias, comunidades e a Diocese como um todo. O lema da ordenação foi “Quanto a nós, apresentamo-nos como servos vossos, por causa de Jesus” (2 Cor 4,5).

Com uma grande participação de padres, diáconos e familiares, a celebração transcorreu com tranquilidade e alegria, demonstrando a força do Espírito Santo, que na vida da Igreja continua suscitando homens para se configurar ao Cristo Servo. Como Jesus, querem servir à Igreja e ao mundo nestes tempos tão necessitados de servidores: de pessoas que no mundo da família e no serviço aos carentes seguem a bela tradição do Diaconado Permanente.

Pe. Alex José Adão, diretor da Escola Diaconal São Lourenço Mártir

Fotos: Bruno Henrique - @brunohenrique_fotografias