PASTORAL DA EDUCAÇÃO PREPARA TRÍDUO PARA O DIA DO PROFESSOR

WhatsApp Image 2021-10-07 at 17.56.20Pelo terceiro ano consecutivo, a Pastoral da Educação de nossa Diocese promoverá um Tríduo Preparatório para o Dia dos Professores que será realizado através de podcast (arquivos de áudios) disponibilizados a cada dia no site, nas redes sociais da Diocese da Campanha e da Pastoral da Educação.

Serão reflexões sobre as 3 coragens que o Papa Francisco propõe aos educadores na chamada para o novo Pacto Educativo Global e contará com a participação de Dom Pedro, do Pe. Júlio César, assessor nacional da Pastoral da Educação e do Pe. Jean Poul Hansen, Coordenador de Pastoral, além dos agentes da Pastoral da Educação da nossa diocese.

“A primeira, ter a coragem de colocar no centro a pessoa. Por isso, é preciso assinar um pacto para dar uma alma aos processos educativos formais e informais, que não podem ignorar o fato de que tudo, no mundo, está intimamente conexo e é necessário encontrar – segundo uma sã antropologia – outros modos de compreender a economia, a política, o crescimento e o progresso. Num percurso de ecologia integral, coloca-se no centro o valor próprio de cada criatura, em relação com as pessoas e com a realidade que a rodeia, e propõe-se um estilo de vida que rejeite a cultura do descarte.

A segunda, é a coragem de investir as melhores energias com criatividade e responsabilidade. A ação propositiva e confiante abre a educação para uma projetação a longo prazo, que não encalhe na tendência estática das condições. Assim, teremos pessoas abertas, responsáveis, disponíveis a encontrar o tempo para a escuta, o diálogo e a reflexão, e capazes de construir um tecido de relações com as famílias, entre as gerações e com as várias expressões da sociedade civil de modo a constituir um novo humanismo.

Finalmente, a terceira coragem é a de formar pessoas disponíveis para se colocarem ao serviço da comunidade. O serviço é um pilar da cultura do encontro: «significa inclinar-se sobre quem é necessitado e estender-lhe a mão, sem cálculos nem receio, com ternura e compreensão, como Jesus Se inclinou para lavar os pés dos Apóstolos. Servir significa trabalhar ao lado dos mais necessitados, estabelecer com eles, antes de tudo, relações humanas, de proximidade, vínculos de solidariedade» (Papa Francisco, Discurso na visita ao Centro Astalli de Roma ao serviço dos refugiados, 10 de setembro de 2013).”

É um projeto que está sendo realizado com muito carinho pela equipe diocesana da Pastoral da Educação. Portanto, professores, fiquem atentos aos dias 12, 13 e 14 de outubro, quando serão disponibilizados os áudios. E rezem e preparem-se conosco para esta festa da educação.