Celebração Eucarística com posse do novo reitor da Teologia

capaNo final da tarde, de 24 de agosto de 2021, aconteceu no oratório da Comunidade Teológica Senhora do Carmo (COTESC), em Pouso Alegre – MG, a celebração Eucarística com a posse do novo reitor da comunidade formativa, o Reverendíssimo Pe. Ivan de Souza Carvalho.

A Santa Missa foi presidida por Sua Excelência Reverendíssima, Dom Pedro Cunha Cruz, Bispo Diocesano da Campanha – MG. No Oratório estavam apenas os seminaristas que compõem o terceiro e o quarto ano da etapa configurativa. Nesta celebração festiva, que comemorou o Apóstolo São Bartolomeu, Pe. Ivan foi canonicamente empossado na função de reitor.

Há de se ter em conta que Pe. Ivan já havia sido nomeado e estava exercendo a sua função desde o mês de janeiro de 2021. Por conta da pandemia da COVID-19 a missa com a leitura da provisão canônica, que deve ser feita durante a celebração eucarística na presença da comunidade formativa, aconteceu nesse segundo semestre, com número reduzido de seminaristas. Também foi feita a profissão de fé e o juramento de fidelidade. Dom Pedro ao final da celebração ainda ressaltou a importância da figura do reitor na formação presbiteral, mas ressaltou que cada seminarista é o sujeito de sua formação.

Que a Santíssima Virgem Maria, Senhora do Carmo, patrona desta casa de formação e da Diocese da Campanha e São Bartolomeu, intercedam a Cristo pelo nosso formador, Pe. Ivan e pelos formadores das demais etapas. Que cada pessoa continue pedindo a Deus, santas e dignas vocações presbiterais, religiosas e leigas para nossa amada Igreja particular da Campanha.

Seminarista Bruno Augusto Morais Xavier

4º ano da etapa Configurativa (Teologia)