Diocese da Campanha está em festa com a ordenação de dois novos sacerdotes

capaNa manhã do último sábado, dia 7 de agosto, na Catedral Santo Antônio, foram ordenados os diáconos Flávio Henrique Ribeiro e Marcus Vinícius Tertuliano Ribeiro pela imposição de mãos de Dom Pedro Cunha Cruz, bispo diocesano. Também esteve presente à celebração o bispo emérito Dom Diamantino Prata de Carvalho, ofm. As restrições sanitárias impostas pelo período pandêmico restringiram a presença e participação do clero diocesano (estando presentes cerca de 1/3 dos padres da diocese), bem como dos fiéis (neste período a catedral pode receber apenas 100 participantes em cada celebração). A animação da celebração ficou a cargo do coro Paroquial de Sant’Ana de Varginha.

Na motivação inicial, Cônego Sérgio Roberto Monteiro, ressaltou o júbilo de nossa igreja particular em ter dois novos sacerdotes: “Sob os olhares de Santo Antônio da Campanha e da senhora do Carmo, nossa padroeira diocesana, vem sendo tecida a história de fé desta igreja particular, construída por mãos e corações de homens e mulheres, bispos e padres, religiosos e consagrados: todo sob a égide da alegria de um dia terem seus corações tocados pela graça do batismo que nos fez filhos de Deus. Hoje, essa igreja que caminha para os 200 anos de construção, é o útero da mãe que gera para o serviço do Reino de Deus os dois novos sacerdotes que ofertarão o vigor da sua juventude, apoiados na fé, a Cristo que conta com eles para um especial testemunho do serviço e consagração no coração do mundo.”

Os diáconos

Os diáconos Marcus Vinícius e Flávio Henrique iniciaram a caminhada vocacional, ingressando no Seminário Propedêutico São Pio X, em 23 fevereiro de 2012.

Durante o tempo que esteve em processo formativo, o pe. Marcus Vinícius, que é natural de Lambari, fez seu estágio pastoral nas paróquias Nossa Senhora d’Ajuda (Três Pontas); São Lourenço Mártir (São Lourenço); São João Nepomuceno (Nepomuceno); Nossa Senhora do Carmo (Carmo da Cachoeira). Já o padre Flávio Henrique, tricordiano, realizou estágio pastoral em Cruzília (paróquia São Sebastião); Natércia (paróquia Santa Catarina) e Conceição das Pedras (paróquia N. Sra. da Conceição).

Pe. Marcus Vinícius atuou como diácono na paróquia Santo Antônio, sé diocesana; e o pe. Flávio Henrique, na paróquia Santana, em Varginha.

Homilia episcopal

Em sua homilia, Dom Pedro Cunha Cruz aprofundou a mensagem das leituras que foram proclamadas bem como comentou os lemas escolhidos pelos diáconos para o sacerdócio. Como disse o próprio bispo, logo no início da homilia, é uma prática que ele tem por hábito fazer sempre que preside as celebrações de ordenação.

No Evangelho de hoje [Jo 15, 9-17] São João quer que respondamos duas questões essenciais neste capítulo 15: 1-O que significa concretamente permanecer em Cristo? 2- Quais são os frutos que Deus espera de nós? A resposta mais objetiva e imediata é: viver o mandamento do amor, guiar-se pelo Espírito de Deus e traduzir o Evangelho vivendo como discípulos de Cristo neste mundo. O critério para sabermos se somos verdadeiramente seus discípulos é que sejamos um ramo frutífero do seu amor e não um ramo estéril. É viver em comunhão de amor permanente com Jesus; é permanecer em Cristo, fazer de nossa vida uma entrega inteira a Ele. Romper esta aliança com Ele significa ser infecundo, ou seja, viver a experiência do vazio e do nada. Nós temos que entender que a nossa existência consiste em estar aberto a Deus e ser-lhe obediente.”

Você pode conferir a íntegra da homilia acessando nossos canais no Spotify e no Youtube

https://youtu.be/atInp0pGaMg

https://open.spotify.com/episode/7wuWQKCSFvdF21ikoCkHXP?si=D3-F-18MSIOc5uXkWiBtMg&utm_source=whatsapp&dl_branch=1

O Rito de Ordenação

Logo após a proclamação do evangelho, deu-se início ao rito de eleição dos candidatos ao presbiterado, com a apresentação dos mesmos ao senhor bispo pelo pe. Ivan de Souza Carvalho, atual reitor do Seminário Teológico Senhora do Carmo. Passou-se para a homilia, que você pode conferir na íntegra no link acima. O senhor bispo também presidiu a prece de Ordenação, oração pela qual, com a imposição das mãos, os diáconos Marcus Vinícius e Flávio Henrique foram ordenados sacerdotes. Já padres, eles foram revestidos das vestes sacerdotais: estola e casula. As vestes do diácono Flávio Henrique foram levadas pelos casais Graciane e Marco Aurélio de Souza (paróquia Santa Rita – Três Corações) e Catarina Marta e Airton Martins (paróquia Santa Catarina – Natércia) e ele teve como padrinhos de vestição, côn. Wanderley Procópio e pe. Roberto Nogueira. As vestes do diácono Marcus Vinícius foram apresentadas pelos senhores Antônio Henrique Prado (paróquia N. Sra. da Saúde – Lambari), Cleidy Miguel (paróquia S. João Nepomuceno – Nepomuceno) e pelo casal Cláudia e Ricardo Biazo (Lambari); e foram auxiliados na vestição pelo côn. Bruno César Graciano e pelo pe. Ednaldo Barbosa.

Agradecimento

Ao final da celebração, pelos ordenados, fez o agradecimento o Pe. Marcus Vinícius Tertuliano Ribeiro, que teve a possiblidade de agradecer aos senhores bispos presentes, Dom Diamantino, que acreditou em suas vocações desde o início e D. Pedro, que sempre os estimulou no crescimento formativo. Logo no início de seu discurso de agradecimento, o neossacerdote resume este momento, citando o salmista “Que poderei retribuir ao Senhor Deus por tudo aquilo que ele fez em meu favor”. Uma palavra especial foi dirigida aos padres formadores que os acompanharam durante a caminhada vocacional: “Os nossos formadores foram instrumentos de Deus em nossas vidas. Deixamo-nos ser modelados; por vezes demos trabalhos, isso é fato! Não é fácil um processo de desconstrução e reconstrução. Mas no itinerário formativo isso é necessário! [...] Se chegamos até aqui é porque acreditamos em nossos formadores e no projeto formativo de nossa diocese; e eles acreditaram em nós!”. Ao final, ressaltou que os tempos não são fáceis pois a pandemia apontou muitas sombras na sociedade, mas eles são chamados a serem luzeiros para dissipar as trevas e homens da esperança.

Você pode acessar o discurso completo do pe. Marcus Vinícius, acessando o canal da Pascom diocesana no Youtube pelo link: https://youtu.be/SEyG6Kovke8

Dom Pedro, antes da bênção final informou que, mesmo em tempo de pandemia, já foram ordenados para a diocese 7 padres; e, até o fim do ano, serão ordenados 6 diáconos transitórios. Ressaltou que isso é Graça de Deus e que o povo deve sempre rezar pelas vocações, por aqueles que já foram ordenados e para que frutifique sempre mais novas vocações.

Pascom – Paróquia Santo Antônio

 

Sky Bet by bettingy.com