10 anos de um sonho: ir à JMJ de Madrid

capaPor: Matheus Pissolatti

06 de agosto de 2021. Hoje, completamos uma década da concretização deste sonho maravilhoso. Neste mesmo dia, há exatos dez anos, embarcávamos rumo à Europa e iniciávamos a realização de um grande sonho.

Após dez meses de suado trabalho, conseguimos bancar a nossa ida ao Velho Continente, para participar da Jornada Mundial da Juventude em Madrid, na Espanha.

Ainda me recordo daquela Missa de Envio histórica, em que a comunidade compareceu em massa, às 7h da manhã de um sábado, para ver “se era verdade” que os jovens peregrinos empreendedores haviam conseguido tamanho feito! Pela primeira vez, em mais 100 anos da Diocese da Campanha, um grupo de jovens havia se articulado para participar de um evento mundial, no exterior, com a presença do Papa.

E pasmem, com a ousadia de não termos nenhum tostão inicial ou reserva. Tudo foi conquistado com muito esforço, dedicação e humildade, de outubro de 2010 a julho de 2011. Temos tanto orgulho disso! Até hoje somos gratos a todos que abraçaram a causa e compraram nossas pizzas, bingos, sobremesas etc...

Naquele dia, foi também a primeira vez que viajamos de avião! Quanta emoção em mais de dez horas de voo em que atravessamos o Oceano Atlântico rumo a 15 dias inesquecíveis! Participar da JMJ, junto com 2 milhões de jovens dos quatro cantos do planeta, preparados por uma semana no mosteiro de Taizè, na França, foi um divisor de águas em nossas vidas!

É ou não é uma data para não se esquecer jamais? Já se passaram dez anos e as memórias continuam bem vivas. Se você está lendo este texto agora e tem um sonho, lute e trabalhe incessantemente para realiza-lo. Se você for persistente e resiliente, o seu desejo vai se concretizar. Acredite!

A próxima Jornada Mundial da Juventude será em Lisboa, Portugal, em 2023. Quem sabe, ao compartilharmos o nosso testemunho de Madrid, possamos inspirar outros jovens da nossa Diocese para que acreditem, ousem e busquem. Tenho certeza que não vão se arrepender, pois é uma experiência para toda a vida!