NOTA DE SOLIDARIEDADE

montagemnotaA Diocese da Campanha, através do Coordenador Diocesano de Pastoral e dos representantes da SSVP no Conselho Diocesano de Pastoral (CODIPA), presta solidariedade a toda a família vicentina, amigos e familiares do Pe. Joélson Cézar Sótem, CM, que fez sua páscoa definitiva no último dia 04 de agosto.

A notícia do seu falecimento foi acolhida com tristeza. Sua vocação sacerdotal deixa um forte legado, e no dia em que se celebra o Dia do Padre, ele voltou para a casa do Pai. A sua dedicação em defesa dos mais pobres jamais será esquecida.

Pe. Joelson foi assessor espiritual do Conselho Metropolitano da SSVP de Pouso Alegre, de julho de 2009 a abril de 2020, por mais de dez anos atendendo os vicentinos nas diversas cidades do sul de Minas Gerais, nas paróquias da Diocese da Campanha, Guaxupé e da Arquidiocese de Pouso Alegre, realizando encontros, retiros, celebrações, palestras e missões. Recentemente havia criado um programa de evangelização diária na Ozanan TV, a TV dos Vicentinos e deixou vários conteúdos no YouTube.

Atuou também como formador do Conselho Família Vicentina do Brasil, do qual era atualmente o coordenador nacional e membro do Comitê Internacional da Família Vicentina para Mudança Sistêmica (promoção social). Escreveu vários artigos sobre a espiritualidade vicentina e traduziu as cartas de São Vicente de Paulo e do Beato Frederico Ozanan. Em 2017, ano da comemoração dos 400 anos do carisma vicentino, ele cantou o Salmo na presença do Papa Francisco.

A humildade era sua maior virtude. Homem simples, morava sozinho e ele mesmo cumpria com os afazeres domésticos, lavava, passava, cozinhava e arrumava a casa, o que nas suas palavras “era uma forma de economizar para a SSVP”, mas que demonstrava sua grandeza de alma e as questões com que se preocupava.

Dedicou sua vida ao serviço dos pobres testemunhando o amor de Deus e por onde passou deixou as marcas do amor e da missão, por isso ficará eternamente em nossas memórias.

Descanse em paz, Pe. Joélson.

Roselange dos Santos Galdino,

Douglas Isaías Cardoso e