Assembleia da Pastoral da Sobriedade propõe reflexões sobre os passos Orar, Vigiar, Entregar e Confiar

040521-WOU58NSMsbZMMA Pastoral da Sobriedade realizou no dia 1º de maio, das 8h às 11h, sua Assembleia Regional - no formato virtual - com o tema "Este meu filho estava morto e reviveu, tinha se perdido e foi achado e começaram a festa" (Lc. 15. 20,24).

O encontro contou com a participação das (Arqui)Dioceses: Araçuaí, Campanha, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Guaxupé, Itabira/Cel. Fabriciano, Ituiutaba, Janaúba, Juiz de Fora, Mariana, Oliveira, Paracatu, Pouso Alegre, São João del-Rei, Teófilo Otoni e Vitória.

O coordenador da Pastoral da Sobriedade do Regional Leste 2, Elismar Andrade de Oliveira, iniciou a reunião dando as boas-vindas a todos, acolhendo-os demonstrando encorajamento diante do atual período de pandemia.

Após o momento de acolhida e oração inicial, o padre Samuel propôs uma reflexão sobre os passos orar e vigiar com embasamento no Evangelho de Mateus 17,14.21. Passou a palavra para o padre Geraldo Simonides, que por sua vez apresentou livros bíblicos: Josué, 1,4.6; Salmo 31,6; Salmo 127,1; Salmo 131; Mateus 6,25s; Lucas 12, 22. Ele também citou a carta de São Paulo aos Filipenses 4.6.7, refletindo sobre o passo entregar. Encerrando a apresentação, o Diácono Valdino Batista refletiu sobre o passo confiar.

Elismar aproveitou o momento para esclarecer as dúvidas dos agentes sobre o novo site da Pastoral da Sobriedade Nacional, o novo Regional do Espírito Santo e deu instruções sobre o uso do Manual do Programa de Vida Nova, para a gravação de vídeos.

Em seguida, as (Arqui)Dioceses puderam partilhar e trocar experiencias sobre as atividades realizadas até o momento.

Finalizando a Assembleia o secretário executivo da CNBB Leste 2, padre Roberto Marcelino, reforçou que a criação do Regional Leste 3 trará mudanças positivas para todos e também citou São José operário, propondo reflexão sobre os Josés “Homem, Esposo, Pai, Silêncio, Trabalhador”.

Pastoral Sobriedade 1