Nota de Falecimento

WhatsApp Image 2021-04-26 at 22.39.55 1Ontem, (26 de abril de 2021) foi um dia especialmente triste para nossa Diocese. Com profundo pesar, comunicamos o falecimento do nosso irmão Antônio Tadeu Pires, leigo atuante na paróquia Sagrado Coração de Jesus em Três Corações/MG e membro do GRADI, o Grupo de Assessores da Coordenação Diocesana de Pastoral.

Tadeu Pires, como o chamávamos, nasceu na cidade Campo do Meio/MG, aos 29 de dezembro de 1953, filho do Sr. José Manuel Pires e dona Zélia Flauzina Pires, tinha uma irmã, Edna Aparecida. Iniciou seus estudos no Seminário N. Sra. das Dores, na Campanha/MG em meados da década de '60, no entanto a vocação para o matrimônio foi mais forte e casou-se com a Fátima, com quem construiu uma linda família. Tiveram três filhos, Ivan, Tiago e Cássia, e três netos. Passou pela dor de perder um filho em 2003. Ivan faleceu aos 23 anos de idade, e mesmo em meio a tanta dor, Tadeu deu testemunho de sua fé.

Leigo engajado e formador por natureza, esteve sempre envolvido com a catequese, a liturgia, o ECC e nos últimos seis anos, como membro do GRADI, percorreu praticamente todas as Foranias da nossa Diocese assessorando a formação para a Campanha da Fraternidade. Participou de todas as Assembleias Diocesanas de Pastoral, contribuindo efetivamente na construção do IV Plano Diocesano de Pastoral de Conjunto, prestando assessoria nas assembleias paroquiais e muito contribuiu até agora no caminho da V Assembleia Diocesana de Pastoral. No mês de março de 2020 fez a apresentação do primeiro capítulo do novo plano diocesano de pastoral (VER) aos delegados paroquiais e ao clero reunidos no Centro Diocesano de Pastoral.

Tadeu era um companheiro inteligente, dedicado e sempre disponível para os trabalhos pastorais. Seu legado será lembrado pelos jovens do EAC, assim como ele marcou profundamente a vida de muitos que o conheceram ainda jovem, no grupo Maná, antigo grupo de jovens da paróquia da Cotia, em Três Corações, no final dos anos '70 e começo dos '80. Seu exemplo de amigo, pai, marido e leigo engajado há de ainda inspirar a muitos na edificação do Reino de Deus.

Não haverá velório, esse vírus que a cada dia faz mais vítimas próximas de nós impõe que a despedida seja solitária. Não há como abraçar sua esposa e seus filhos, chorar a ausência que sentiremos nos ombros dos amigos, mas podemos rezar onde estivermos, para que Deus dê o consolo necessário para atravessar esse momento de dor.

Enfim, resta-nos a saudade e a firme certeza de que ele agora é acolhido nos braços do Pai, olhando-O face a face, como ele sempre testemunhou em toda sua vida doada à família, aos amigos e à comunidade eclesial.

R.I.P.

Pe. Jean Poul Hansen, coordenador diocesano de Pastoral e GRADI - Grupo de Assessores Diocesano