Comunidade Teológica Senhora do Carmo encerra atividades formativas de 2020

WhatsApp Image 2020-12-16 at 17.01.06Em fevereiro de 2020, doze jovens mais o reitor da Comunidade Teológica Senhora do Carmo (COTESC) dirigíamos a Pouso Alegre para o início de mais um ano formativo. Como os doze apóstolos, cada um de nós se propôs a configurar cada dia mais o coração a Jesus Cristo, no desejo ardente de anunciar a todas as pessoas a verdade do seu amor salvífico.

Porém, a inesperada pandemia fez com que, um mês depois, todos retornássemos às casas de nossas famílias. O tempo passou e tivemos de nos adaptar a um novo modo de viver o processo formativo. Ao longo do ano foram muitos os desafios que a pandemia impôs a todos. Com esses desafios, pudemos reafirmar a nossa esperança em Deus, buscando corresponder com fidelidade ao chamado feito por ele.

Ao longo desses meses continuamos os estudos de modo remoto, além dos encontros da comunidade e momentos formativos. Nas paróquias de origem, pudemos colaborar com os padres, na participação das celebrações e presença junto dos fiéis. Na convivência com a família, recordamos os primeiros passos da vida cristã, reafirmando nossas raízes. Em tudo isso, foi possível dar continuidade ao processo de preparação para a vida presbiteral.

Em dezembro encerramos nossas atividades por meio de uma plataforma digital. Encontramo-nos no dia 5 para o último momento de partilha e reflexão. Na oportunidade, agradecemos ao Cônego Sérgio Roberto Monteiro, que deixa a reitoria da COTESC. Em mensagem dirigida a ele pelo seminarista Sandro Araújo, foram destacadas a sua disponibilidade a Deus e à Igreja; a companhia e o auxílio vocacional na vida dos seminaristas; a capacidade da escuta e do respeito a cada pessoa; e a presença inspiradora e interpeladora no processo vocacional de cada um.

Ademais, foram dirigidas também algumas palavras aos seminaristas Edson Cassiano, Erick Oliveira, João Paulo Carvalho e Paulo César Teixeira, que encerraram esta etapa da formação inicial. O Seminarista Bruno expressou a eles, em nome de toda a comunidade, as congratulações pelo louvável encerramento do curso de teologia e o agradecimento pela companhia ao longo do tempo, desejando que sejam felizes nos próximos passos de resposta vocacional.

Enfim, agradecemos a Deus por mais um ano em nossa caminhada. Que ele nos dê, aos que ficam e aos que partem, muita perseverança, a fim de que correspondamos com amor e dedicação àquilo que ele espera de nós.

“Por tudo dai graças, pois esta é a vontade de Deus a vosso respeito, em Cristo Jesus” (1Ts 5, 18)

Gabriel H. da Silva (1º ano da Etapa da Configuração)