Formação para pré-candidatos nas eleições 2020 começou nesta terça-feira

WhatsApp Image 2020-08-19 at 17.34.47-editComeçou nesta terça-feira, 18/08, a formação on-line oferecida pela Diocese da Campanha aos fiéis que pretendem se candidatar aos cargos públicos de vereador(a), prefeito(a) e vice-prefeito(a) nas eleições municipais de 2020.

Com o objetivo de oferecer uma oportunidade de formação específica sobre os ensinamentos da Igreja Católica naquilo que se refere à atuação política dos seus fiéis, o curso, promovido pela Coordenação Diocesana de Pastoral, em parceria com o Conselho Diocesano de Ação Social (CODIAS) e o Movimento Fé e Política da Diocese da Campanha, acontece a cada quinze dias, sempre nas terças-feiras, das 20h às 21h30, em plataforma digital.

Embora tenha como seus(suas) principais destinatários(as) os(as) pré-candidatos(as) das 49 cidades que compõe a Diocese da Campanha, fiéis de muitos outros lugares se inscreveram: de outras dioceses de Minas Gerais, do Espírito Santo, de São Paulo, da Bahia, do Ceará e até de Rondônia.

Os inscritos até o momento são 153 pré-candidatos(as), dos quais são 115 da Diocese da Campanha (83 homens e 32 mulheres) e 38 de fora (21 homens e 17 mulheres).

Na primeira aula, nosso bispo diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz discorreu durante 45 minutos sobre "A atuação política como consequência ética da vida de fé”, enfocando a necessidade de conhecer a Doutrina Social da Igreja (DSI), o valor da democracia e as exigências éticas da fé. Finalizando a sua exposição, Dom Pedro recordou aos participantes os princípios inegociáveis da DSI: a dignidade de todas pessoa humana, a destinação universal dos bens, a solidariedade com os pobres, a subsidiariedade e o cuidado com a casa comum, este último tão enfatizado pelo Papa Francisco, especialmente na encíclica Laudato Si. E convidou os(as) pré-candidatos(as) a pautarem suas campanhas e aqueles(as) que receberem os votos necessários, sua atuação política nestes princípios. Depois, em mais 45 minutos desenvolveu-se um diálogo entre o assessor e os participantes, a partir de suas perguntas.

Durante a conferência, Dom Pedro anunciou que em breve a editora Paulus publicará um livro de sua autoria com o Prof. Elvis Rezende – que também assessorará uma de nossas aulas – com o título “O Evangelho Social”, recolhendo as lições básicas da DSI que todo fiel cristão católico e especialmente aquele que se candidata à missão política, deve conhecer.

Na avaliação de Nelson Pereira Andrade a aula ofereceu uma boa reflexão aos participantes. Soledá Veloso avaliou como excelente a aula. Já Celinha Silva afirmou que foi ótima a palestra e que Dom Pedro respondeu com muita objetividade as perguntas. Marco Antônio afirmou ter tido uma aula de sabedoria e Vagner Lima afirmou: “Como é bom ter a Igreja nos formando!”.

A próxima aula está agendada para o dia 1º de setembro e será sobre o tema “Fundamentos bíblicos do diálogo fé e política”, com assessoria do biblista Frei Guilherme P. Anselmo Jr., missionário inaciano de São Paulo.