DIOCESE FAZ TRADICIONAL ROMARIA AO SANTUÁRIO NACIONAL DE NOSSA SENHORA APARECIDA

WhatsApp Image 2020-08-10 at 14.39.20No dia 8 de agosto de 2020, ano de pandemia, a Igreja Particular da Campanha fez sua romaria ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Dom Pedro Cunha, bispo diocesano, presidiu a Santa Missa, concelebrada por dez padres da diocese, residentes na Forania Nossa Senhora Aparecida, região das altas Serras da Mantiqueira. E, virtualmente, uma imensa multidão de devotos de Nossa Senhora, cristãos leigos, religiosos e padres, fiéis diocesanos, acompanharam pelas mídias sociais, principalmente a TV Aparecida.

Um misto de sentimentos invadiu nossa alma. Por um lado, um sentimento de tristeza. Mais pela pandemia, que assusta a cada dia com as adaptações que exige. Foi marcante a ausência física dos irmãos presbíteros e da multidão que, costumeiramente, lota o Santuário nessa data. Mas, por outro lado, uma alegria de saber que estávamos presentes, representando toda a diocese, possibilitando a realização da romaria. Em nossa experiência, que já aprendemos desde crianças com nossos pais, a peregrinação ao Santuário é um ponto alto de experiência de Deus, aos pés da Virgem Santa Maria, mãe de Deus e nossa mãe.

Na homilia, Dom Pedro ressaltou a beleza da liturgia do dia, celebrando São Domingos de Gusmão, fundador dos dominicanos. Recordou a importância do rosário, a exemplo de São Domingos que “obedecendo Maria, evangelizava com o rosário nas mãos”. E continuou o bispo, ensinando que “o rosário também é o nosso companheiro de viagem em nossa peregrinação pelos caminhos deste mundo”, enfatizando “ser impossível que Nossa Senhora recuse uma graça a quem se aproxima dela com uma Ave Maria”. “Os santos sempre recomendaram a oração do terço ou do rosário como um meio de santificação”, concluiu o Bispo.

Na continuidade de sua preleção, Dom Pedro recordou que nos motivamos a estar no Santuário “para ouvir, agradecer, pedir e nos confiarmos ao olhar materno e protetor da Mãe Aparecida. Ela nunca abandona os seus filhos e filhas”.

Nossa imensa gratidão a todos os devotos de Nossa Senhora, principalmente os da diocese da campanha, que aos pés da Virgem Maria, mesmo virtualmente, reza com confiança, e se faz discípulo e missionário de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Pe. José Roberto de Souza

Vigário do Côn. Wanderlei Procópio do Nascimento