Apostolado da Oração completa 100 anos em Careaçu

WhatsApp Image 2020-07-24 at 16.37.26 1Há exatos 100 anos, no dia 24 de julho de 1920, era instalado o Apostolado da Oração na Paróquia de N. Sra. da Conceição de Careaçu/MG.

Conforme a Ata, registrada na página 7 do Livro do Tombo nº. 2 da mesma paróquia, o fato aconteceu assim:

Aos 24 de julho de 1920 na matriz d’esta freguesia, após um tríduo e prédicas feitas pelo Rvmo. Padre Antonio Gonçalvez, superior do jesuítas de Campanha, foi solenemente feita a instalação canônica do Oração. Às quatorze horas d’esse dia, achando-se presentes os Revmos. P.P. Antonio Gonçalves (supra referido), Carmello d’Angelo, vigário local; Senhores zeladores: Raul Pereira Pinto, presidente dos zeladores, Salomão Cure, Francisco Fernandes da Fonseca e Henrique Christe; Exmas. Senhoras D. Josephina Ferreira de Azevedo, Presidente das zeladoras; D. Aurêa Bernardes Junqueira, Vice-Presidente; D. Maria Guilhermina Lopes, Thesoureira; D. Amelia Marques de Azevedo, Secretária; Zeladoras: Iria Tavares Pinto, Emilia Cure, Alayde Pinto de Faria, Anna Fernandes Leonina de Faria, Olympia da Silva Tavares, Anna Domingues, Maria Pereira Tavares, Josepha de Azevedo Marques. Tendo sido a organização da directoria e conselho, prestando compromisso, receberam os insígnias e diplomas, entraram em exercícios de seus respectivos cargos. Tomou a palavra o Revmo. P. Antonio Gonçalves, concitando mais uma vez ao apostolado a se unir caridosamente no comprimento de seus deveres de apóstolos ao zelo de S. Coração de Jesuz e da nossa Santa religião. Então foi encerrada a sesão com a oração própia do apostolado. Anoite houve recitação do terço e benção do S. S. Sacramento. No dia 25 houve emponente prossição, em cujo acto compareceu o apostolado incorporado com as suas insígnias, sendo o andor do Coração de Jesus conduzido pelas Exmas. Zeladoras e ladeado pelos zeladores e associados, tendo percorrido as ruas de costume a prossição entrou triumphalmente na matriz onde se ouviu mais uma vez a palavra eloquente e doutrinadora do Revmo. P. Antonio Gonçalves. Terminando essa tocante serimonia com a benção do S. S. Sacramento. Esta, depois de lida e aprovada, foi assignada”.

Louvemos o Sagrado Coração de Jesus por tão grande dom! Louvêmo-lo pela perseverança de cada zelador(a), dos(as) pioneiros(as) aos(às) atuais! E prossigamos firmes esta bela história de amor com o Coração que nos amou até a morte.

Quando o necessário isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus passar, faremos uma bonita festa ao Sagrado Coração de Jesus para celebrar este centenário.

Vivat Cor Iesu!

Viva o Sagrado Coração de Jesus!

 

Conheça mais sobre o Apostolado da Oração:

Apostolado da Oração (AO) segundo seus Estatutos se define como "a união dos fiéis que, por meio do oferecimento cotidiano de si mesmos, se juntam ao Sacrifício Eucarístico, no qual se exerce continuamente a obra de nossa redenção, e desta forma, pela união vital com Cristo, da qual depende a fecundidade apostólica, colaboram na salvação do mundo”.

O AO nasceu num Seminário da Companhia de Jesus (Jesuítas), em Vals, perto de Le Puy, na França, no dia 03 de dezembro de 1844, Festa de São Francisco Xavier, e espalhou-se pelo mundo inteiro.

Naquela ocasião, o Padre Espiritual do Colégio – Padre Francisco Xavier Gautrelet (1807-1886) – fez uma conferência aos estudantes, em que explicou como podiam eficazmente satisfazer o desejo de colaborar com os que trabalhavam nos vários campos de apostolado para a salvação dos homens sem interromper o seu trabalho principal, que era o estudo, oferecendo com fim apostólico as suas orações, os seus sacrifícios e trabalhos, por meio de uma pequena organização, a qual seria denominada de Apostolado da Oração.

As ideias propostas pelo Padre Gautrelet, que constituem o fundamento do Apostolado da Oração, foram recebidas com entusiasmo pelos estudantes e divulgadas primeiro nas terras vizinhas do colégio e depois em toda a França.

As intenções de oração do Papa, anunciadas mensalmente para serem rezadas com o Oferecimento Diário, surgiram em 1880, com o Papa Leão XIII, que criou a Intenção Geral. A Intenção Missionária foi acrescentada somente em 1929 pelo Papa Pio XI. Por causa desta íntima união e oferecimento diários pelas intenções do Papa, o AO foi recentemente chamado de Rede Mundial da Oração do Papa.

O primeiro núcleo do Apostolado de Oração no Brasil foi fundado pelo Padre Bento Schembi no dia 30 de junho de 1867, no Recife/PE, na Igreja de Santa Cruz, mas dali não se difundiu.

O padre Bartolomeu Taddei fundou em Itu/SP um núcleo do Apostolado de Oração em 1º de outubro de 1871, e a partir daí fundou outros centros em nível diocesano e nacional. Por este motivo, o Padre Taddei é considerado o fundador e propagador do movimento no Brasil. Foi nomeado como primeiro Diretor Nacional. Em 03 de junho de 1913, data de sua morte, já havia, no Brasil, 1390 centros do Apostolado de Oração espalhados por todos os estados, com cerca de 3 milhões de associados.

Atualmente, o AO reúne cerca de 40 milhões de membros em todo o mundo, dos quais cerca de 50 estão atualmente na Paróquia N. Sra. da Conceição de Careaçu/MG.

O Oferecimento Diário é uma oração feita diariamente, preferencialmente pela manhã, por meio da qual os membros do AO oferecem a Deus suas orações, trabalhos, sofrimentos e alegrias, pedindo as bênçãos para cada momento vivenciado durante o dia: “Deus, nosso Pai, eu te ofereço todo o dia de hoje: minhas orações e obras, meus pensamentos e palavras, minhas alegrias e sofrimentos, em reparação de nossas ofensas, em união com o Coração de teu Filho Jesus, que continua a oferecer-se a Ti, na Eucaristia, pela salvação do mundo. Que o Espírito Santo, que guiou a Jesus, seja meu guia e meu amparo neste dia, para que eu possa ser testemunha do teu amor. Com Maria, Mãe de Jesus e da Igreja, rezo especialmente pelas intenções do Santo Padre para este mês:...

São objetivos do AO:

ü Ajudar a comunidade a viver mais sua espiritualidade;

ü Atuar de forma inclusiva na base eclesial, ou seja, junto às famílias, promovendo os círculos bíblicos, novenas, Campanha da Fraternidade etc;

ü Irradiar a vida cristã, promovendo os valores cristãos, pelo testemunho de vida e pela palavra;

ü Promover a vida humana e a assistência social, na prática das obras de misericórdia, tais como: dar alimento aos necessitados, visitar pessoas enfermas, idosas e encarceradas, levando conforto, oração, esperança e auxilio material quando necessário, sempre em rede com as pastorais sociais;

ü Promover as vocações por meio da oração insistente e pelo auxílio material;

ü Evangelizar, principalmente junto às famílias;

ü Colaborar nas atividades paroquiais.

 

 

Sky Bet by bettingy.com